Política

Definição de comissões gera bate-boca na primeira sessão da Câmara em 2023

Em meio a protestos em plenário, o vice-líder do Executivo na Câmara Municipal de Uberaba, Anderson Donizete de Souza (PSD), foi eleito nesta quarta-feira (1º) como presidente da Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação da Casa.

A polêmica começou na primeira reunião de 2023 quando o vice-líder da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) colocou o nome para concorrer à presidência da comissão, considerada uma das mais importantes da Câmara porque é responsável por deliberar sobre a constitucionalidade ou não das proposições apresentadas pelos parlamentares.

A candidatura causou reação do vereador Tulio Micheli (Solidariedade), argumentando que o Regimento Interno da Câmara não permitia que o vice-líder ocupasse o posto. A insatisfação também foi manifestada pelo vereador Paulo César Soares China (PMN), que insinuou uma tentativa da prefeita de interferir no Legislativo.

Os protestos seguiram por quase 30 minutos e até o ex-presidente da Câmara, Ismar Marão, foi contrário à candidatura de Anderson. Ismar também havia se colocado para a disputa do cargo e questionou que o Executivo teria trabalhado contra o nome dele para a comissão, embora tivesse firmado uma parceria com a prefeita ao longo do ano passado.

Mesmo com as críticas, o vice-líder manteve a candidatura e, por 14 votos, foi confirmado como presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Casa. Marcos Jammal (MDB) ficou como vice, Ismar no cargo de relator e Caio Godói (Solidariedade) como vogal.

Em seguida, os vereadores seguiram para definir a Comissão de Orçamento. O vice-líder novamente colocou o nome para concorrer e, após ser mais uma vez confrontado pelos demais parlamentares, decidiu retirar a candidatura.

Por fim, os integrantes da Comissão de Orçamento foram definidos por consenso em plenário. A presidência ficou com Samuel Pereira (MDB) e Luiz Carlos Donizete (PDT) como vice. Já a função de relator foi para Eloísio dos Santos (PDT) e Luciene Fachinelli (União) ficou com o posto de vogal.

A definição das demais comissões permanentes da Câmara Municipal foram definidas sem novas polêmicas. A sessão ainda não tinha sido encerrada e a lista completa dos nomes não estava fechada até por volta das 22h de quarta-feira. 

Deixe um comentário

Agenda de Eventos