Reaberto o cruzamento da Leopoldino nas proximidades do Terminal Oeste
Reaberto nesta sexta-feira (5), o cruzamento das avenidas Leopoldino de Oliveira com Gabriela Castro Cunha, em frente ao Terminal Oeste do Uberabão (Vila Olímpica). As secretarias de Serviços Urbanos e Obras e Defesa Social, através da Superintendência de Trânsito, estavam atuando naquele local, desde o início do ano, e decidiram pela reabertura provisória do trecho a fim de verificar o comportamento da pavimentação.
De acordo com o secretário da Sesurb, Carlos Roberto Lopes, a liberação é provisória para que possa ser testado o comportamento da base da pista de rolamento, a fim de verificar se está apta a receber o recapeamento asfáltico. “Essa é uma forma de economizar o dinheiro público, já que se for executado o recapeamento e o trecho voltar a apresentar patologias, haverá o desperdício do serviço, que precisará ser refeito”, salientou. Ele aponta, ainda, que resolvidos esses problemas pontuais, que eventualmente poderão ocorrer, o recapeamento definitivo será realizado.
O superintendente de Trânsito da Secretaria de Defesa Social, Rodrigo Rosa Carmelito, explicou que o local também recebeu sinalização provisória, para liberação do tráfego para quem desce a avenida Gabriela Castro Cunha, no sentido Vila Olímpica – bairro Mercês, e para o Centro, na avenida Leopoldino de Oliveira. Ele alerta que, quem desce a Gabriela no sentido Univerdecidade, tem trânsito liberado. “Isso é possível porque a forma como foram construídas as ilhas dividindo as pistas da Leopoldino, já levam o motorista a pegar o lado correto da via, sem risco”, destacou. O sentido Univerde – Centro já estava liberado.
Segundo Rodrigo, o equipamento semafórico foi ligado nesta sexta-feira (5) e uma equipe técnica fará o acompanhamento do funcionamento do mesmo, bem como as orientações necessárias aos condutores através dos membros do programa “Educação Para o Trânsito”, além dos agentes de tráfego. Ele lembra que a nova estrutura semafórica reduziu de cinco para três estágios de tempo dos sinaleiros, diminuindo o tempo de espera dos motoristas.
“Essa sinalização é provisória, não terá todas as demarcações necessárias neste momento, como faixas de pedestres, faixas canalizadas e setas indicativas, pois dependemos de um novo recapeamento asfáltico, que só será possível após o período das chuvas”, concluiu.
A descida da Av. Gabriela Castro Cunha para subir Alfém Paixão, mau passa dois veículos gerando um gargalo e ainda tem motorista que não entende a sinalização. Trânsito da cidade abitolado com rotatórias da nisso.