ABCZ anuncia ExpoZebu 2021 em formato presencial em maio
Direção da ABCZ anunciou nesta sexta-feira (5) a decisão de realizar a ExpoZebu 2021 em formato presencial. O projeto foi apresentado em reunião com a prefeita Elisa Araújo e prevê que a feira tenha acesso restrito a criadores e expositores, com público máximo de 2 mil pessoas ao longo da programação este ano.
Na reunião, o presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges, explicou a decisão de realizar a 86ª Expozebu este ano na modalidade presencial restrita, detalhando os cuidados sanitários e de distanciamento social que estão sendo tomados para a organização da feira internacional entre os dias 1º a 9 de maio deste ano.
Em 2020, a ABCZ já tinha shows contratados para a programação da feira, mas recuou e acabou cancelando o evento por completo em função do agravamento da pandemia de coronavírus no país. Apesar da situação ainda não estar superada, o presidente da associação posiciona que a decisão de realizar o evento no formato presencial este ano se deve à importância da feira para o setor do agronegócio. “Mas estamos preparados e preocupados com a preservação de vidas”, argumentou.
De acordo com as informações da entidade ruralista, obedecendo ao distanciamento de uma pessoa a cada 15 metros quadrados e com a devida organização do fluxo de acesso e saída, os 160 mil metros quadrados do Parque Fernando Costa poderiam receber 5.300 pessoas ao longo dos nove dias de programação.
No entanto, o presidente da ABCZ afirmou que haverá a restrição da feira para criadores e expositores, o que limitará o público apenas cerca de 2 mil pessoas. Rivaldo ainda garantiu o cumprimento do distanciamento social nos leilões programados e demais eventos da exposição. “Tudo isto, com controle rigoroso nas portarias, anotando nomes e telefones das pessoas e com as exigências de uso de máscara, aferição de temperatura, higienização com álcool em gel e tapete sanitizante, além de fiscais acompanhando de perto a saúde de tratadores e demais funcionários no parque, com duas visitas diárias”, ressaltou.
O projeto apresentado pela ABCZ não enfrentou objeção do governo municipal. Na reunião, a prefeita destacou a organização da entidade para a realização da feira e manifestou que o modelo serve de exemplo para outros segmentos.
Além disso, Elisa posicionou que a Prefeitura está trabalhando para agilizar o processo de imunização contra a Covid-19 no município. “Neste fim de semana, vamos iniciar um plano remodelado e ágil de vacinação dos profissionais de saúde de Uberaba e até o final de março, queremos vacinar o máximo possível dos nossos idosos. Também queremos fazer testagem ampla da nossa população”, disse.