Dia Internacional da Mulher, 18 milhões de mulheres foram vítimas de violência em 2022
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é uma data de grande relevância no calendário mundial. É um convite a reflexão sobre a condição da mulher na sociedade, a luta pela igualdade, pela liberdade, contra os preconceitos, isonomia profissional e, especialmente, contra a violência, espancamentos, assassinatos e assédio sexual.
A origem da data alimenta diversas versões, mas o fundamental é que a comemoração demarca lutas e reforçam as bandeiras que precisam continuar içadas para manter a luta e a memória viva sobre fatos que maculam a sociedade brasileira e, claro, mundial. Mas o Brasil é um “campeão” quando se trata de violência contra a mulher.
Os números são impressionantes; pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicam que mais de 18 milhões de mulheres foram vítimas de violência — de todas as formas, no ano passado. São mais de 50 mil vitimas diárias, uma e cada três mulheres brasileiras, com mais de 16 anos, sofreu violência física, sexual perpetradas por parceiros ou ex-parceiros.
Leia nessa matéria da BBC Brasil a origem dessa comemoração.
Dia das Mulheres, um breve
relato sobre lutas históricas
As matérias da sequência estão nesse link, mas é preciso descarta a primeira segunda matéria .. COMO COMEÇOU