Política

Governo reduz juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS

O governo federal reduziu a taxa de juros máxima que pode ser aplicada em empréstimos consignados para aposentados e beneficiários da Previdência Social. Ela caiu de 2,14% para 1,7% ao mês. A redução também afetou os juros dos cartões de crédito consignados, que podem chegar, no máximo, a 2,62%, de acordo com o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

A medida foi confirmada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Carlos Lupi, e comemorada por líderes do governo Lula (PT) nas redes sociais. O deputado federal mineiro Rogério Correia (PT) repercutiu a notícia e disse que é um aviso para o Banco Central. “Está dado o recado: é preciso baixar a taxa de juros. O Brasil precisa crescer”, comentou.

Ao citar que mais de oito milhões de beneficiários do INSS possuem algum contrato ativo de consignado e cerca de 1,8 milhão já chegou ao limite de utilização da margem – definida em 45% dos rendimentos –, Carlos Lupi falou da importância da mudança para quem recebe menos de dois salários mínimos. 

Presidente do INSS, Glauco Wamburg, ratificou que o papel do atual governo é combater desigualdades através de medidas efetivas.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos