Crianças assassinadas em ataque a creche
Quatro crianças foram mortas a machadadas, nesta quarta-feira, em uma creche na cidade de Blumenau, Santa Catarina, e outras cinco foram feridas por um agressor que invadiu a passou a agredir as crianças. O ataque ocorreu no Centro Educacional Infantil Cantinho do Bom Pastor, uma instituição particular da cidade.
A polícia relatou que um homem de 25 anos entrou no local com um machado e atacou as crianças. Em seguida, saiu da creche a pé e se entregou num batalhão da Polícia Militar, sendo preso e encaminhado à Polícia Civil. As autoridades agora apuram qual foi a motivação do autor, como planejou o ataque e se há mais envolvidos.
Filhos únicos
De acordo com informações da Prefeitura de Blumenau, as crianças mortas eram filhos únicos, aumentando ainda mais a dor das famílias enlutadas. As vítimas foram dois meninos de 4 anos, um de 5 anos e uma menina de 7 anos. O agressor pulou o muro e atacou as crianças com golpes na cabeça, afirmou o Corpo de Bombeiros. Dos cinco feridos, quatro foram levados ao Hospital Santo Antônio: duas meninas de 5 anos, um menino de 5, e outro menino de 3. Eles passaram por cirurgia e têm estado de saúde estável, segundo o hospital.
O autor do ataque teria sofrido um surto psicótico, não tinha ligação conhecida com a creche ou qualquer uma das vítimas. Ele tinha passagens pela polícia por lesão corporal, dano e porte de drogas e uma ocorrência por tentar esfaquear o padrasto quando ainda era menor.
Em mensagem nas redes sociais, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, lamentou a tragédia. “É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos.”
Mello disse ainda que determinou “imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local”. “O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, completou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou. “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, escreveu no Twitter.