Doses da nova remessa de vacinas contra a Covid-19 começam a ser aplicadas amanhã
O plano de vacinação municipal terá mais um avanço significativo com a chegada da nova remessa a Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, a secretária-adjunta de Saúde, Fabiana Prado, confirmou o cronograma semanal de imunização com priorização em primeiras doses já a partir de amanhã.
Vacinação contra Covid-19 segue em Uberaba para público da 2ª dose
De acordo com Fabiana, as novas doses recebidas começarão a ser aplicadas nesta terça-feira, 2, com distinção dos pontos: o drive-thru da Funel será dedicado apenas aos idosos contemplados, e o drive-thru da ABCZ será utilizado apenas para vacinação dos profissionais de saúde de assistência direta que ainda não receberam a primeira dose.
Por enquanto, os pontos de vacinação continuam os mesmos, mas há perspectiva de ampliação. “Eu acredito que em três dias nós finalizaremos a quantidade de vacinas que nós recebemos de primeira dose para profissionais de saúde. Então pode ser que, dependendo do público idoso, a gente incremente locais de vacinação, por exemplo, deixar a ABCZ também para o idoso, mas isso vai depender da nossa disponibilidade de vacinas para profissionais”, explica.
Entre a última camada, uma certa quantidade será destinada aos profissionais de clínicas de imagem, laboratórios de exames clínicos, clínicas médicas, clínicas de fisioterapia e técnicos de enfermagem. Outra parte das doses será aplicada em profissionais da saúde por faixa etária. Estão inclusos médicos de 45 anos ou mais; enfermeiros de 45 anos ou mais; nutricionistas, terapeutas ocupacionais e de serviço social de 50 anos ou mais.
Saúde planeja novos drives para vacinação da Covid em Uberaba; imunizações não devem chegar às UBSs
Confira o cronograma:
Terça-feira, 2 de março: idosos de 86 anos na Funel + profissionais de saúde na ABCZ
Quarta-feira, 3 de março: idosos de 85 anos na Funel + profissionais de saúde na ABCZ
Quinta-feira, 4 de março: idosos de 84 anos na Funel + profissionais de saúde na ABCZ
Segundo a secretária-adjunta, não há expectativa para vacinação de idosos de 83 anos ainda essa semana.
“Recebemos 1.050 doses da Coronavac com a determinação de que fossem disponibilizadas para as faixas de 84, 83, 82, 81 e 80 anos. Não acredito que vamos alcançar 83. Se na sexta-feira ainda tivermos doses disponíveis, o que não acredito, chamaremos os de 83 anos. Do contrário, só com a nova remessa que recebermos”, informou Fabiana.