Polícia

Adolescente de 13 anos que aguardava transferência morre no Hospital da Criança em Uberaba

Um adolescente de 13 anos que aguardava transferência morreu no último sábado (29), no Hospital da Criança, em Uberaba. No domingo (30), a Prefeitura divulgou uma nota lamentando o ocorrido e detalhando todos os procedimentos sobre o atendimento ao garoto

Na manhã desta segunda-feira (1º), o g1 e a produção da TV Integração entraram em contato com a presidente do hospital, Maria Aparecida Magnabosco. Ela informou que vai se reunir com os médicos para saber o que de fato aconteceu e que só após isso haverá um posicionamento sobre o ocorrido.

Um boletim de ocorrência sobre o caso também foi registrado pela Polícia Militar (PM), mas ainda não teve acesso ao documento.

À reportagem, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi recebida pela Delegacia de Polícia Civil de Plantão de Uberaba. Após a conclusão dos trabalhos de polícia judiciária, outras informações poderão ser divulgadas.

Atendimento

Segundo o Município, Marcelo Gabriel Aparecido Dias Silva foi atendido na sexta-feira (28) e teve alta. Porém, no sábado, ele retornou ao hospital com grave quadro de saúde. Às 15h59, o hospital inseriu no Sistema Regulador Municipal/Samu um laudo solicitando internação do adolescente na própria unidade.

Porém, às 17h13, o hospital encaminhou um e-mail para o Complexo Regulador solicitando o cancelamento da internação na própria unidade, alegando a necessidade de Marcelo ser transferido.

Para efetivar a transferência, o garoto deveria estar estabilizado, mas não estava, segundo a Prefeitura. Ainda conforme a nota do governo municipal:

  • A ambulância de Suporte Avançado do Samu, apta a transferir o adolescente, atendia um idoso, desde às 17h09, após queda de altura e que estaria desacordado.
  • Em seguida, às 17h41, a ambulância atendeu uma nova ocorrência, referente a uma queda de moto, em que o acidentado necessitou ser intubado na rua e encaminhado para o Hospital de Clínicas da UFTM, posteriormente.
  • Às 17h56, o Hospital da Criança inseriu um novo laudo no Sistema Regulador Municipal/Samu, solicitando a internação em outra unidade, sendo autorizada às 18h.
  • Assim que a ambulância de Suporte Avançado foi liberada e se dirigiu ao Hospital da Criança, a equipe do Samu foi informada pela médica da unidae sobre a morte do adolescente.

O Município esclareceu que, durante todo período entre a solicitação de internação até o deslocamento da ambulância, os médicos do Samu orientaram a equipe do Hospital da Criança sobre os procedimentos para estabilizar o paciente, já que transferência seria possível apenas com a estabilização.

“A Prefeitura lamenta o falecimento e se solidariza com a família do adolescente e está à disposição para colaborar com todas as investigações sobre a morte. Toda a situação está sendo acompanhada de perto pela Secretaria de Saúde”.

Em vídeo publicado em rede social, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) comentou a morte do adolescente e relembrou as tratativas da intervenção no Hospital da Criança, rejeitada pela unidade.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos