Alimentos vencidos e documentos falsos: fiscalização encontra irregularidades em lar de idosos em Uberaba
Uma fiscalização do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) encontrou irregularidades no lar de idosos Dona Inês Maria de Jesus, em Uberaba. Dois homens responsáveis pelo asilo foram detidos pelo crime de desobediência.
A fiscalização foi realizada pelo promotor Eduardo Fantinati Menezes. Segundo a ocorrência registrada sobre a ação, o asilo estava funcionando de forma clandestina, uma vez que uma ordem judicial impede que o local abrigue idosos.
Entre as irregularidades percebidas na fiscalização, estão:
- A entrada de novos idosos na instituição com a confecção e uso de documentos falsos. Segundo o boletim, os contratos feitos indicavam apenas acordo para locação do espaço, mas, no local, eram oferecidos serviços próprios de um lar de idosos, como alimentação, banho e aplicação de medicamentos;
- Na despensa foi encontrada grande quantidade de alimentos vencidos;
- Os medicamentos dos idosos eram mantidos sem receita médica e sem controle quanto aos dias e horários para que fossem ministrados.
Após a fiscalização, uma psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social ficou no lar para planejar a realocação dos idosos abrigados na instituição.
A reportagem não conseguiu contato com representantes do lar de idosos Dona Inês Maria de Jesus.
Lar teve surto de Covid-19
Em 2020, o mesmo lar de idosos teve um surto de Covid-19. Na época, pelo menos doze residentes testaram positivo para a doença e ficaram em isolamento.
Após a descoberta do surto, a filha da responsável pelo lar, que não foi identificada, afirmou em um vídeo publicado nas redes sociais que a contaminação não ocorreu por descuido ou negligência, mas sim pelo fato da doença, na época, estar chegando às instituições.