Ambulantes podem se inscrever para finados até 26 de outubro
Os interessados em atuar como ambulantes na frente dos cemitérios municipais no Dia de Finados, 2 de novembro, têm até a próxima quarta-feira (26) para se inscrever junto à Secretaria de Planejamento. A informação é do superintendente de Planejamento Urbano, Luiz Mário Molinar, acrescentando que as barracas serão instaladas à direita da entrada da capela, do portão principal e no quiosque. No São João Batista, ainda tem 41 vagas das 75 disponíveis e, no Medalha Milagrosa, restam quatro vagas das 24 disponibilizadas para o comércio externo.
A Secretaria de Planejamento (Seplan) é responsável por emitir o alvará de uso provisório de logradouro público e a Secretaria de Defesa Social (SDS) fiscaliza a ocupação naquela data. Serão comercializadas velas, flores, água e refrigerante. Segundo o superintendente, este ano, aqueles que se inscreveram em maio para comercializar produtos no Dia das Mães garantiram a vaga para o Finados.
Cabe à Seplan projetar a ocupação daqueles espaços e os ambulantes só podem atuar na área que consta da sua inscrição. O diretor do Departamento de Cemitérios Públicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, Luís Henrique Nogueira Santiago, informou que também vão contar com apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social, que organiza e fiscaliza a ocupação desses espaços. Na data, também estará disponível o aquamóvel da Codau em ambos os cemitérios. No Cemitério Cristo Bom Pastor, em Ponte Alta, não há esse tipo de comércio.
Os interessados devem procurar a Seplan, no Centro Administrativo, para escolher um dos espaços, preencher um requerimento e uma declaração informando a procedência da mercadoria. O documento de identidade e comprovante de endereço precisam ser apresentados. Registra tudo no Protocolo-Geral, saguão da PMU, que encaminha para a Secretaria verificar e autorizar.