Após registros de acidentes de trânsito, novas medidas de segurança são definidas para a Feira da Abadia
Para evitar acidentes e melhorar a segurança dos comerciantes e consumidores, novas medidas serão tomadas em relação à Feira da Abadia em Uberaba. Elas foram aprovadas pela Prefeitura e pela Associação dos Feirantes.
De acordo com a Administração Municipal, durante a pandemia já ocorreram 6 acidentes de trânsito no local. Essas situações fizeram com que os dirigentes da Associação pedissem para ao Executivo para intervir na feira e garantir maior segurança.
“Por um lado, alguns feirantes insistem em extrapolar o horário de término e, por outro, falta respeito de alguns motoristas que avançam pela avenida com os feirantes ainda desmontando as barracas, organizando seus pertences e fregueses deixando o local”, explicou o presidente da Associação, Cláudio Luiz da Costa.
Ao todo, serão cedidos oito cavaletes pela Secretaria de Defesa Social e a Secretaria do Agronegócio irá fechar o local na madrugada, liberado o tráfego após a limpeza da rua.
Também haverá rigor no horário de início e fim da Feira da Abadia, logo, ninguém poderá começar antes com os trabalhos, nem finalizar depois, podendo acarretar em penalidades do Código do Trânsito.
“A nossa equipe será totalmente imparcial, exigindo o devido cumprimento dos horários, a bem da segurança nas feiras”, enfatizou o secretário de Agricultura, José Geraldo.
As novas medidas passam a valer a partir do dia 5 de dezembro.
Feira da Abadia
A tradicional Feira da Abadia, realizada há mais de 40 anos na Avenida Prudente de Morais, ficou suspensa por cerca de 6 meses em 2020, devido à pandemia da Covid-19.
De acordo com a Associação dos Feirantes de Uberaba, antes da pandemia, havia 185 barracas na Feira da Abadia. Hoje, o número totaliza 150.
Patrimônio Imaterial Cultural de Uberaba
Realizada todos os domingos na Avenida Prudente de Morais desde 1979, a Feira da Abadia foi declarada como Patrimônio Imaterial Cultural da cidade em março deste ano.
Atualmente, conta com 611 feirantes cadastrados, sendo considerada a maior em extensão e em número de comerciantes. São comercializados diversos produtos, divididos em cinco categorias: alimentos, vestuários, artesanato, industrianato e industriais.