Política

Assessor do governo, Victor Von busca 1,5 MILHÃO para laboratório de remédios fitoterápicos de Uberaba

O tão sonhado Centro de Pesquisa e Produção de Medicamentos Fitoterápicos de Uberaba, está prestes a se tornar realidade. O local escolhido para constituir o laboratório foi a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Em meados de 2020, a Deputada Federal Alê Silva (PSL-MG) visitou Uberaba após convite do amigo e articulista político Victor Von, um dos novos nomes no cenário político local, que destacou-se após liderar o Movimento UFTM Livre, movimento liberal da UFTM, e após integrar a Organização Internacional SFL, que atua no mundo inteiro formando lideranças. Na visita da deputada, Alê Silva sinalizou positivo para alguns projetos, entre eles o “Fitoterápicos” (CEFITO).

O projeto escrito pela equipe do Prof. Dr. Carlo Morais, pró reitor de pesquisa e pós graduação da universidade, e idealizado pelo Comandante Veneu Jordão, assessor especial da reitoria, foi fechado em 1,5 milhão e prevê a construção total do laboratório, bem como a compra de todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento.

Desde o mês de junho de 2020, o projeto passou a ser construído, a partir de uma reunião privada organizada por Victor Von que contou com a presença da então pré-candidata a prefeita de Uberaba Elisa Araújo. O coordenador do Projeto Fitoterápicos na Prefeitura de Uberaba é o senhor Juliano Arantes, marido da Prefeita Elisa, que está a buscar mais parcerias para o futuro laboratório. Uma grande conquista para Uberaba! De acordo com profissionais da área, a fitoterapia é um braço forte da saúde preventiva, e pode ser utilizada também em tratamentos, além de ter boa procura por parte de pesquisadores tecnológicos, como é o caso dos estudos em nanotecnologia.

Em Uberaba, a religião espírita promove a produção e a distribuição desse tipo de medicamento há décadas. O projeto em si foi inspirado nessa iniciativa, em especial a do Grupo Espírita Maria de Nazaré, coordenado pelo fitoterapeuta Sr. Enésio de Paulo. A equipe do Fitoterápicos da UFTM já lapidou o projeto na Farmacopéia Nacional, Ministério da Saúde (ANVISA) e Ministério da Educação, além de tê-lo levado ao conhecimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações. Para o articulista político Victor Von, o projeto será um forte complemento à saúde pública, “a expectativa é que o laboratório produza os medicamentos em larga escala para o consumo da população mais carente, sobreturo daqueles que não tem condições de comprarem medicamentos específicos, e completamente gratuitos no momento da aquisição!”, explicou.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos