Política

Assinado convênio para gestão das UPAs São Benedito e Mirante

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou, na manhã desta terça-feira (24), o Termo de Convênio entre o município e a Sociedade Educacional Uberabense (SEU) para a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rafa Scaff Cecílio – “São Benedito” e Dr. Humberto Ferreira – “Mirante”. O início das atividades da SEU está previsto para janeiro de 2024.

Após a solenidade de assinatura do Termo de Convênio, Prefeitura e SEU concederam entrevista coletiva.

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, destacou que as tratativas visando ao processo de transição administrativa da gestão das unidades, entre o Município, a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) – atual gestora e a SEU, começam imediatamente, com cronograma estabelecido até o fechamento do contrato.

“É importante que as pessoas saibam que a equipe da Funepu continua os trabalhos até a finalização do contrato. A partir de agora, daremos início à discussão da transição administrativa. Nesse momento, as empresas vão discutir patrimônios, contratação de equipes assistenciais, médica e administrativa. A Sociedade Educacional Uberabense terá dois meses para se programar e entender os processos. A instituição só assumirá a gestão após empenho e emissão de ordem de serviço”, afirmou Valdilene.

A prefeita Elisa Araújo destacou a transparência no processo de chamamento público e a responsabilidade com o cidadão. “Enfrentamos a pandemia, falta de insumos e leitos. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para garantir o cuidado aos pacientes. Agradeço o compromisso da SEU com a nossa cidade. Vamos trabalhando para garantia de assistência em saúde na urgência e emergência de Uberaba, para que não haja impactos durante a fase transitória. Tudo está sendo realizado com muita responsabilidade e transparência, isso é trazer tranquilidade para os nossos cidadãos”, assegurou a prefeita.

O contrato terá vigência de 60 meses e será executado pelo valor total de R$232.593.785,01, média de R$3.876.563 mês.

“Temos um compromisso público de entregarmos à população um serviço em assistência em saúde com qualidade. E já demos uma demonstração desse trabalho à frente do Mário Palmério Hospital Universitário, do Instituto Maria Modesto e do Hospital Regional, por isso encaramos esse desafio com tranquilidade. Nosso propósito é fazer tudo com acolhimento de qualidade que todos merecem”, destacou o presidente da Sociedade Educacional Uberabense, Marcelo Palmério.

Serão geridas pela SEU, a UPA São Benedito, que atende ao público adulto, a Unidade de Pronto Atendimento – “Mirante”, que, além de prestar atendimento adulto terá acolhimento pediátrico em unidade que passa por reforma.

Ainda cabe à empresa a implantação e sistema de teleconsulta nas unidades para otimização do tempo de espera das demandas classificadas como verdes e azuis, isto é, de baixo ou nenhum risco de agravo imediato de saúde.

Desde 18 de janeiro, a UPA do Mirante funciona de forma provisória na Praça Augusto Lemp, 750, bairro Mercês. A obra de reforma da unidade está com mais de 80% dos serviços programados executados. A previsão de entrega à comunidade, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, é no mês de dezembro deste ano.

Também prestigiaram a assinatura, a superintendente Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Ana Maria Bernardes, os vereadores Lu Fachinelli (segunda vice-presidente da Câmara), Luizinho Kanecão (presidente da Comissão de Saúde e Saneamento), Baltazar da Farmácia e Cabo Diego Fabiano; além de secretários municipais e representantes de entidades de classe.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos