Política

Atendendo a ofício, prefeita de Uberaba participa de sessão da Câmara para falar sobre as ações de combate à Covid-19

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou nesta sexta-feira (26) da sessão plenária da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), para responder os questionamentos dos vereadores sobre as ações de combate à Covid-19 no Município. Além da prefeita, participaram também a secretária de Governo, Indiara Ferreira, o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo e a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado.

A reunião foi realizada por meio de plataforma on-line e teve duração de três horas e meia. O convite chegou por meio de ofício enviado pelo vereador Tulio Micheli (PSL) e assinado por toda a bancada do Legislativo.

Os parlamentares tiraram várias dúvidas, como aquisição de medicamentos, inclusive o chamado “kit intubação”, que está em falta em todo o país, além do fornecimento de remédios para tratamento para pacientes não internados. Os vereadores também apresentaram solicitações à prefeita como a possibilidade de a vacinação ser realizada por unidades móveis e a imunização da Força de Segurança. Os pedidos serão avaliados pelo Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19 do Governo Municipal.

Foi sugerida a campanha para a doação de alimentos nos drives de vacinação. A ideia é que as pessoas que receberem a imunização contribuam com a doação de um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para animais. A ação é solidária e não há obrigação na doação para receber a dose da vacina. A prefeita comprometeu-se a viabilizar a ação junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

“Vamos viabilizar junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vamos desenhar a várias mãos e conto com vocês para que façamos de forma bem produtiva”, afirmou Elisa.

Sobre denúncias de irregularidades e possíveis desvios de vacinas, tanto a prefeita quanto o secretário disseram que os casos serão averiguados e, caso sejam confirmados, os responsáveis serão punidos.

Os vereadores também questionaram sobre a transparência e como a Prefeitura verifica se os nomes que estão sendo passados pelas instituições são realmente de pessoas que estão trabalhando na linha de frente. A Câmara já instaurou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncias de irregularidades na aplicação de vacinas.

A líder do Executivo aproveitou a ocasião para comunicar que Uberaba vai receber do governo federal, por intermédio do Governo do Estado, mais medicamentos utilizados em pacientes intubados.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos