Baixa procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19 acende alerta na cidade
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, só um terço dos imunizados procuraram postos até o momento. Cidade não tem sistema de agendamento, então é preciso ficar atento ao cartão de vacinação.
Das 39.053 pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Uberaba, só 12.156 voltaram aos postos para completar a imunização tomando a segunda dose. A ausência preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, já que a proteção contra o coronavírus só é completa com as duas aplicações, dentro do prazo definido pelo fabricante.
“Se não tomar a segunda dose a vacinação não está completa, é como se o cidadão não tivesse tomado nem a primeira dose”, alertou o secretário de Saúde, Sétimo Boscolo.
Atualmente estão sendo vacinados na cidade, profissionais da saúde, idosos asilados, pessoas que moram residências inclusivas, povos indígenas, além dos idosos.
Em Uberaba não há um sistema de agendamento para receber a vacina, apenas um pré-cadastro que pode ser feito no site da Prefeitura. A inserção de dados, segundo informação disponibilizada na página, serve para a Prefeitura ter agilidade no planejamento da vacinação e reduzir o risco de aglomeração nos postos de aplicação.
O Agito questionou à prefeitura se há algum sistema de aviso ao público-alvo, como por exemplo envio de SMS (mensagem de texto) para alertá-lo, sobre dia e horário da vacinação, mas não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem.
Dessa forma, todos precisam ficar atentos ao agendamento de dia e horário que são anotados no cartão de vacinação e, assim, com a aplicação da segunda dose, estarem imunizados contra a Covid-19.
Em entrevista ao MG1 no sábado (10), o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, reforçou a importância das duas doses contra a doença.
“Dentro dos CTIs do Estado [houve] uma queda na internação e nos óbitos daqueles que já têm vacinado há mais tempo, como por exemplo, aqueles acima dos 85 anos, mostrando que a vacina é eficaz e é o melhor caminho para que a gente saia definitivamente desse momento”, disse.