Bancos são principais alvos de reclamações no Procon Uberaba
As instituições financeiras continuam sendo os maiores alvos de insatisfação dos consumidores, segundo dados da Fundação Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Uberaba). Os assuntos financeiros estão em 1º lugar no ranking, com 42,90% das reclamações dos uberabenses. A fundação contabiliza mais de 12 mil atendimentos até setembro de 2022, em comparação com os 11.374 acumulados em todo o ano de 2021
Segunda o Procon, em 2º lugar no ranking de reclamações vem os Serviços Essenciais com 18,37%. Em 3º lugar, estão os produtos com 17,29%, o 4º lugar é dos Serviços Privados com 15,33%. Já o 5º, 6º e 7º lugar são ocupados por saúde (4,16%), habitação (1,66%) e alimentos (0,31%).
De acordo com a fundação, há uma estimativa de solução desses casos ainda no atendimento preliminar, de 76,36%.
As instituições financeiras são aquelas que compõem o Sistema Financeiro Nacional, sendo elas: bancos comerciais, cooperativa de crédito, entre muitos outros. Também em setembro desde ano, uma ação pública proposta pelo Procon Uberaba contra o Banco Pan ocasionou em uma multa, exigida pela 6ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, em 300% sobre todo valor que vier a ser depositado indevidamente em conta bancária, sem a anuência inequívoca dos consumidores.
O Banco também está impedido de realizar operação de crédito via telefone – Telessaque – por meio da modalidade de crédito denominada cartão de crédito consignado.
Autuações. Em relação a autuações, neste ano, já foram realizadas 124. Neste caso, as agências bancárias ainda lideram o topo do ranking, com 52 atuações. Em seguida, estão os supermercados com 30 e 42 atuações nos demais estabelecimentos.
“As principais denúncias são produtos vencidos, propaganda enganosa, divergência de preço, demora no atendimento em banco, recusa na prestação de serviço, má prestação de serviço, não cumprimento de oferta, produtos sem preço, recusa de atendimento”, explica a Fundação.
Com relação às decisões administrativas em 2022, foram 818 contra 1.167 em 2021. O presidente do Procon Uberaba, Anderson Romero de Freitas, explicou, no entanto, que além das decisões do ano, havia mais de mil processos pendentes de decisões de 2013 a 2020. Dos processos abertos antes de 2021, 344 ainda estão para prolatar decisão administrativa.