Batalhões da PM em Uberaba recebem 16 câmeras que serão usadas nas fardas
A Polícia Militar em Uberaba vai começar a utilizar as Câmeras Operacionais Portáteis (COP) nas fardas dos agentes nos próximos dias. O Governo de Minas Gerais adquiriu 1.040 equipamentos que serão implementados até 8 de dezembro próximo em todo estado. A 5ª Região da Polícia Militar, com sede em Uberaba, recebeu algumas câmeras e destinou oito para o 4º BPM e oito para o 67 BPM e ainda esta semana vão começar os treinamentos para a utilização correta do equipamento.
De acordo com o Governo de Minas, com a distribuição das 1.040 câmeras no estado, mais de 4 mil policiais de todas as regiões farão uso da tecnologia, em turnos alternados, com o planejamento de distribuição de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais.
“Nos próximos dias, serão mais de 4 mil policiais que estarão nas ruas portando as câmeras, que acompanharão em tempo integral as operações, facilitando a apuração dos crimes. Integrando isso ao Olho Vivo, que é um projeto que ajuda no monitoramento da situação de segurança nas ruas, continuamos comemorando a redução dos índices de criminalidade em Minas Gerais”, afirmou o secretário-geral do Estado, Professor Mateus.
Ainda de acordo com o Governo de Minas, o investimento de R$ 2,4 milhões contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens das câmeras e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.
As câmeras que passam a compor o fardamento de alguns policiais militares possuem acesso à internet, capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.
“A Polícia Militar, ao longo dos 247 anos, se mostra uma instituição aberta à inovação e que se atualiza constantemente. Fizemos aprofundamento do uso das câmeras e agora a entrega é uma realidade. A ideia é ter uma aquisição contínua e progressiva”, adiantou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.
“O equipamento será uma ferramenta que vai complementar a atuação do policial, para que seja prestado um serviço de qualidade à população, além da transparência e da legitimidade que as imagens proporcionarão”, completou.