Biblioteca Municipal de Uberaba é reaberta ao público com medidas de segurança contra a Covid-19
A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, em Uberaba, reabriu o atendimento ao público nesta quarta-feira (4), mas com medidas de prevenção à Covid-19. O espaço já tinha sido reaberto em janeiro deste ano, mas teve que ser fechado meses depois por causa dos altos índices da doença durante a pandemia.
Com exceção da sala de estudos, todos os espaços estão liberados. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sendo permitida a presença de 15 pessoas simultaneamente. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o usuário pode permanecer no local por 2h, mas que, caso não haja outras pessoas, o tempo poderá ser estendido.
O espaço abriga um acervo com cerca de 68 mil exemplares, que podem ser consultados no “Sophia Biblioteca”, um programa de gerenciamento de acervos para dar mais agilidade aos atendimentos.
Cada pessoa pode pegar até 3 livros, com 15 dias de prazo para a devolução. Os livros retirados antes do fechamento da biblioteca serão recebidos sem a cobrança de multa. A Semed reforçou aos usuários que façam a devolução para que o acervo fique disponível para outros leitores.
Segundo a chefe do Departamento de Bibliotecas da Semed, Taciana Marques Mendes Peçanha, quem ainda não tem a carteira da biblioteca deve fazer um cadastro. Basta levar uma foto 3×4, comprovante de residência atualizado e um documento de identidade com foto.
A biblioteca continua a receber doações de publicações às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h. Os interessados em contribuir podem ir até à recepção da unidade, que fica na Rua Alaor Prata, n.º 317, Bairro Estados Unidos.