Câmara autoriza Prefeitura a contratar empréstimo de R$ 5 milhões para investir em novo Mini Distrito
O Projeto de Lei n.º 430/21, que autoriza o Município de Uberaba a contratar empréstimo no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG), foi aprovado pela Câmara de Vereadores durante a reunião ordinária de quarta-feira (7). Segundo a proposta da Prefeitura, o valor de R$ 5 milhões será utilizado na realização das obras para a implantação de infraestrutura do Mini Distrito Alfredo Freire.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, explicou o projeto prevê cerca de 67 lotes, com cerca de 600 metros quadrados cada, que serão destinados a pequenas empresas. Porém, conforme Ramos, o projeto será reavaliado, inclusive no que diz respeito a dimensão dos terrenos, podendo sofrer algumas alterações.
Rui Gomes também explicou que decreto para o loteamento não foi nem aprovado ainda, e que, na verdade, por enquanto, existe apenas um anteprojeto.
Uma emenda apresentada pelo presidente da Casa, Ismar Marão (PSD), foi aprovada, acrescentando um artigo ao Projeto de Lei com o seguinte texto “em ocorrendo a aprovação da operação de crédito pretendido, objeto deste projeto, a execução do mesmo deverá ser submetido à aprovação na Câmara Municipal”.
O procurador-geral da Câmara, Diógenes Sene, explicou que o objetivo da emenda é que, sendo aprovado o crédito, o projeto antes passaria pela Câmara, detalhando tudo o que será feito na obra, como forma de resguardar e até mesmo dar uma garantia para a própria Prefeitura.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), atualmente, existe uma fila de espera que ultrapassa mais de 70 empresas interessadas em se instalarem em Uberaba.
Por este motivo, a criação do Mini Distrito é considerada tão importante para o desenvolvimento da cidade, com a criação de novas vagas de empregos.