Cidade

Campanha Maio Amarelo já chegou a mais de 1,5 mil pessoas

Secretaria de Defesa Social (SDS), Seção de Educação no Trânsito, divulgou balanço parcial das ações realizadas em torno da mobilização do Maio Amarelo. Ação foi realizada em todo o país, com o objetivo de reduzir a quantidade de acidentes de trânsito.

Este ano, com o tema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”, a mobilização educativa local já atingiu, até o momento, mais de 1.500 condutores e pedestres em Uberaba. A Seção de Educação no Trânsito promoveu entre os dias 1º e 21 de maio mais de 30 ações educativas em instituições públicas e privadas, como blitze, palestras, orientações em portas de instituições de ensino. Além dessas, outras ações foram voltadas para passageiros, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em vários pontos da cidade.

De acordo com o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Fabiano Sene, a campanha do Maio Amarelo já pode ser considerada positiva tendo em vista a aceitação da população que vem se conscientizando com o trabalho realizado pela equipe de trânsito de Uberaba.

“Realizamos movimentos pontuais no decorrer do ano, mas o mês de maio sempre vem com ações mais intensivas por se tratar do mês que faz alusão à prevenção de acidentes de trânsito. Mobilizamos toda a equipe com a Guarda Municipal, agentes de trânsito, Polícia Militar, dentre outros, em prol da conscientização de motoristas e pedestres para que tenham um trânsito mais seguro, livre de acidentes. A maioria deles decorre de situações que podem ser prevenidas, como o uso do cinto de segurança, o não uso de celular na direção, uso de viseira – no caso de motociclistas. Todas essas infrações sofrem multas que variam entre R$130 e R$293,47 e até sete pontos na carteira”, explicou Sene.

Ele destacou ainda que as blitze que vêm ocorrendo têm caráter educativo, entretanto, situações consideradas pelo Departamento de Trânsito como graves e cabíveis de advertências são realizadas. “Nós orientamos, diariamente, motoristas e pedestres, com o objetivo, exatamente, de evitar situações que possam causar acidentes. Infelizmente, nem todos os condutores entendem nossa abordagem e acabam se alterando. Mas nós explicamos o motivo da ação e eles acabam entendendo e replicando nosso trabalho, o que para nós é de extrema importância. A sociedade, unida, pode fazer muito mais”, destacou.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos