CDL de Uberaba prevê aumento nas vendas para o Dia das Mães
Pelo segundo ano, o Dia das Mães será comemorado em plena pandemia da Covid-19. Porém, diferente da expectativa negativa projetada em 2020, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba prevê um aumento de 9% nas vendas em 2021 no município. A data é considerada a segunda mais importante do ano para o comércio e só perde para o Natal.
A estimativa para Uberaba segue a tendência constatada em levantamento feito no fim de abril pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Pela pesquisa, 77% dos consumidores brasileiros devem realizar pelo menos uma compra no período — número que fica próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia. Em 2020, o percentual foi de 68%.
“Levando-se em conta as intenções de compra, acreditamos num crescimento nas vendas da ordem de 9%, se comparado ao volume comercializado ano passado. Porém, diante do atual cenário gerado pela pandemia, o consumidor está cauteloso na hora de gastar”, comentou o presidente da CDL Uberaba, Ângelo Crema.
Presentes e tíquete médio
No Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados, acessórios, óculos, perfumes, cosméticos, chocolates, flores, maquiagem, celular, entre outros. Quanto ao valor do tíquete, o consumidor vai desembolsar, em média, R$ 197 com presente.
Ainda segundo com a pesquisa divulgada pela CNDL, as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos brasileiros: 69% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar os presentes diretamente nos shoppings centers e em lojas de rua.
Além de ter estoque para atender o cliente presencial, Crema sugere que, para aumentar as vendas, é oportuno o lojista investir em vitrine temática chamativa, pois é o segredo para mostrar para as pessoas que a loja tem o que elas procuram.
Também de acordo com o dirigente lojista, a data sazonal recomenda, ainda, investimento em publicidade nas mídias impressa e eletrônica, como importante ferramenta para divulgar a comemoração, bem como o próprio estabelecimento, seus produtos e serviços.
Protocolos de segurança e higiene
Com a retomada das atividades do comércio e serviços, a pandemia teve como efeito a produção de protocolos que foram adotados e já estão introjetados na rotina das empresas, lembra Crema. As medidas envolvem o uso de máscaras, a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social.
Por causa da movimentação em torno das compras para o Dia das Mães, o dirigente lojista lembra, ainda, a importância do controle de entrada de clientes nos estabelecimentos e não permitir aglomeração.
“O momento exige atenção especial para o contínuo enfrentamento ao vírus, que segue circulando pelo país. Reforçamos, ainda, que sejam contínuas a limpeza e desinfecção de espaços do estabelecimento e dos objetos compartilhados e superfícies tocadas com frequência”, disse Crema.