Cidade

Clientes de Uberaba terão trocas gratuitas de lâmpadas pela Cemig

Clientes de baixa renda da Cemig, em Uberaba, serão contemplados com a substituição de cinco lâmpadas de alto consumo por lâmpadas de LED durante os meses de junho e julho. Essa categoria está reunida, principalmente, nos bairros Parque dos Girassóis I, II, III e Jardim Copacabana. Segundo a companhia, são 7.300 clientes e até 36.500 lâmpadas de alto consumo substituídas por outras de LED.

A ação faz parte de uma série de visitas de eficiência energética em todo o estado de Minas Gerais, para incentivar a adoção de hábitos capaz de reduzir o desperdício de energia e diminuir a conta de luz. 


Durante os dois meses, a iniciativa, chamada “Cemig nas Comunidades”, ocorre simultaneamente em várias cidades, incluindo Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, e Uberlândia. De acordo com William Brandão, analista de sustentabilidade e eficiência energética da Cemig, o foco principal dessa ação é disseminar o conhecimento sobre economia de energia e segurança durante as visitas. 

Para conseguir a troca, não é preciso inscrição prévia. Basta que os potenciais beneficiários, moradores das localidades, aguardem a visita técnica da Cemig nas próximas semanas. 

“Nossos profissionais mostram aos clientes que pequenas dicas incorporadas à rotina diária podem fazer uma grande diferença no orçamento familiar. A substituição das lâmpadas é uma dessas formas. Além disso, os moradores também aprendem como hábitos conscientes afetam diretamente a conta de luz, como, por exemplo, apagar as luzes ao sair de um cômodo ou aproveitar a luz do sol durante o dia”, explica Brandão. 

As orientações também abrangem outros aparelhos domésticos. Segundo Brandão, os moradores são aconselhados a manter a borracha da geladeira em bom estado, pois, caso contrário, ocorre vazamento de ar frio para o ambiente externo, resultando em maior consumo de energia para o resfriamento interno. No caso do chuveiro elétrico, um dos principais vilões do consumo energético, a recomendação é mantê-lo na posição “verão” nos dias mais quentes e evitar banhos demorados e desnecessários. 

Além disso, é importante ressaltar que as equipes também fornecem orientações sobre outros serviços, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, destinada aos clientes de baixa renda, a fim de auxiliar os moradores a atualizarem seus cadastros junto à Cemig. 

Para evitar golpes ou que a população confunda o projeto “Cemig nas Comunidades”, o coordenador também faz um alerta: “Nossos profissionais sempre estarão uniformizados, portando crachás de identificação e, em nenhuma circunstância, solicitarão informações bancárias. O projeto é gratuito e os clientes podem consultar o site para obter mais informações a respeito”, destaca ele. 

Deixe um comentário

Agenda de Eventos