Codau investe em Segurança do Trabalho e capacitação dos servidores
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) iniciou uma série de cursos e treinamentos, desenvolvidos pelo setor de Segurança e Medicina do Trabalho, programada para o ano de 2021. A iniciativa é destinada aos servidores da Companhia, com o foco no aperfeiçoamento das normas de segurança em rotinas de trabalho.
As duas turmas iniciais das áreas de oficinas de eletromecânica e manutenção predial começaram esta semana a capacitação sobre a Norma Regulamentadora NR-35, com aulas teóricas e práticas. Esta Norma estabelece os requisitos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Os 24 servidores foram divididos em duas turmas com 12 integrantes, pela manhã e à tarde, atendendo, assim, a todos os cuidados de distanciamento nesta pandemia do coronavírus.
A abertura do curso foi realizada pelo presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, e os diretores de Saneamento, Paulo José Stival Coelho e de Ações Urbanas, João Eduardo Della Torres Fonseca.
“O investimento em capacitações é essencial para a qualificação do nosso corpo de servidores. E a área da segurança segue instrumentos normativos criados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que contemplam as situações complexas no cotidiano da companhia. Queremos que as boas práticas sejam adotadas no dia a dia, para oportunizar o avanço na melhoria das condições de trabalho. A constante aquisição e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também faz parte da nossa política e valorização do servidor”, frisou José Waldir de Sousa Filho.
O engenheiro de Segurança do Trabalho Ericsson Fonseca lembra que essa é a primeira de uma série de treinamentos a serem desenvolvidos durante o ano pela Codau. Já estão programados cursos NR-10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade; NR-33 de Trabalho em espaços confinados; NR-12 Máquinas e equipamentos; Riscos em taludes; Riscos biológicos e uso de EPI; Direção preventiva; Brigada de incêndio e Primeiros-socorros; Programa de Prevenção Auditiva (PPA), entre outros. Serão envolvidos todos os servidores operacionais, e o cronograma segue até dezembro.