Codau lança programa que vai remunerar produtor que proteger APA do Rio Uberaba
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), lançou na segunda-feira (12) o programa Águas Cristalinas. A iniciativa tem o objetivo de proteger, recuperar nascentes, recompor solos e matas ciliares, para garantir a melhoria da qualidade da água e o aumento da disponibilidade hídrica na cidade e no campo.
As ações são direcionadas às propriedades rurais inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Uberaba, que abrange 528 km², com prioridade para agricultores familiares.
O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, destacou que uma das vantagens é a remuneração aos proprietários rurais, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). “Aqueles que já possuem ou que terão áreas conservadas em suas terras poderão receber o PSA. O programa também inclui outros benefícios, como a recuperação do entorno de cursos d’água, a construção de terraços e curvas de nível para conservar o solo e a instalação de biodigestores para o tratamento de esgoto doméstico”, explicou.
Nesta quinta-feira (15), o programa será apresentado aos produtores rurais, a partir das 18h30, no salão da igreja da comunidade de Santa Rosa.