Com mais de 90% de ocupação em enfermaria pública, Uberaba vai abrir leitos para Covid-19 na UPA São Benedito
Ultrapassando os 20.000 casos da Covid-19 e com 573 mortes registadas pela doença, Uberaba está próximo do limite de lotação dos leitos destinados ao tratamento de infectados pelo coronavírus. Em entrevista nesta quarta-feira (7), o Secretário Municipal de Saúde Sétimo Boscolo falou sobre a abertura de até 22 leitos de enfermaria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Benedito. A expectativa é que até a próxima semana o local possa receber pacientes.
“Vamos ter a oportunidade de abrir mais 20 leitos, talvez até 22 leitos na UPA do São Benedito. Só para lembrar que o local já foi um hospital e a parte inferior, voltada para a Avenida Rafa Cecílio, está em ótimas condições, com muito pouco a se fazer, então estamos estudando a possibilidade em transformar aquilo em uma enfermaria que pode até ser utilizado para UTI também”, disse.
No momento, a Prefeitura faz adequações na entrada do local, que será independente da entrada principal, por onde tem acessos os pacientes que vão em busca de atendimento para outras doenças.
“A gente está só adequando para estacionamento de ambulância, para remoção de pacientes. Por isso, acredito que até semana que vem já tenha condições de estar funcionando”, explicou Boscolo.
Sétimo também acredita em um mês com alta no número de contaminados e até de mortes em Uberaba e ressaltou os cuidados que todos devem ter para evitar um colapso no sistema de saúde.Eu acho que nós vamos passar um mês de abril muito duro, com índices altíssimos de contaminação e, consequentemente, índices altos de internação e óbitos. Então é a gente tem que estar sempre lembrando para a população manter os cuidados sanitários, evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar sempre máscara fácil e usar álcool em gel sempre”.
Diante deste cenário, o responsável máximo pela saúde na cidade concorda que as restrições para conter o avanço da doença devem ser mantidas.
“Nós temos que manter isso, porque a gente está muito próximo do limite da falta de leito hospitalar e o grave problema é as pessoas morrerem desassistidas”, finalizou.
Situação dos leitos em Uberaba
Segundo dados do boletim da Prefeitura desta terça-feira (6), os leitos de UTI da rede pública estão com 97% de lotação. Do total de 60, 58 estão ocupados. Já os leitos de enfermaria estão com ocupação de 91,5%, com 130 ocupados dos 142 existentes. Em relação à particular o cenário ainda não é alarmante, com 32 das 43 UTIs ocupadas (74%) e 63% dos leitos de enfermaria ocupados (40 abrigam pacientes, dos 63 disponíveis).