Cidade

Com onda intensa de frio prevista para Uberaba, veja como ajudar pessoas e animais que vivem em situação de rua

A partir desta quarta-feira (28), as temperaturas vão cair drasticamente em Uberaba. Na previsão do tempo semanal, o G1 noticiou que podem ser registradas as menores mínimas dos últimos 21 anos nos próximos 2 dias; alertas de geadas foram emitidos pelas cidades do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.

Veja campanhas de auxílio e histórias de solidariedade com para pessoas e animais em situação de vulnerabilidade em Uberaba. Saiba mais abaixo como ajudar.

Previsão do tempo

Uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco de origem polar, promete derrubar as temperaturas e provocar novas geadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba nesta semana.

A previsão traz preocupação em relação às pessoas em situação de rua, animais e também os produtores rurais que podem acumular prejuízos com os efeitos da geada sobre as plantações; alertas foram emitidos pelos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A climatologista de Uberaba, Wanda Prata, explicou o fenômeno deve ocorrer nas partes mais altas da cidade. “Podemos não ter mais geada branca, mas vai ocorrer a geada negra”, informou.

Geada branca é aquela em que a camada de gelo é formada a partir da intensa redução de temperatura, quando a umidade do ar está elevada. Já a geada negra, ocorre quando a umidade do ar está muito baixa e causa queimadura na planta.

A previsão da semana representa uma anomalia climática. As temperaturas médias esperadas para o mês de julho, na região de Uberaba, ficam em torno de 14 °C, mas para esta semana, a previsão é que a cidade registre mínimas de até -2 °C.

Situação após geada registrada na região da Univerdecidade em Uberaba — Foto: Sérgio Ribella/ Arquivo Pessoal

Situação após geada registrada na região da Univerdecidade em Uberaba — Foto: Sérgio Ribella/ Arquivo Pessoal

Veja como ajudar pessoas em situação de rua

Em Uberaba, o projeto ‘Abordagem Social’ disponibilizou um canal no Whatsapp, para que a população informe e ajude pessoas que vivem nesse contexto. O contato pode ser realizado através do número (34) 99667- 4451, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h à 0h30, ou aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h.

Após realizado o contato, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal irão localizar o cidadão e o encaminhar para a Casa de Passagem, no endereço Rua Pássaro Preto, 55, Bairro Pontal.

“Por conta do frio, foram disponibilizadas mais vagas na Casa de Passagem para levar esse pessoal, com cama quentinha, banho e comida quente. O espaço conta com assistente social e psicóloga, entre outros profissionais que podem ajudar essas pessoas a sair efetivamente das ruas”, informou a agente de Defesa Civil, Ana Luísa Bilharinho da Silva.

A casa de passagem irá oferecer atendimento 24 horas.

Saiba como ajudar os animais no tempo frio

Cachorro que vive na rua ganha cobertor de voluntário — Foto: Arquivo Pessoal

Cachorro que vive na rua ganha cobertor de voluntário — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a Superintendência de Bem-Estar Animal de Uberaba, estima-se que existam 26 mil cães e 13 mil gatos em situação de vulnerabilidade na cidade. Para atendê-los, duas campanhas são realizadas na cidade.

A primeira delas tem o objetivo de arrecadar medicamentos veterinários. A proposta é garantir que tutores de animais com cães e gatos possam doar os remédios que sobram após a finalização do tratamento dos pets.

A segunda é a campanha “Eles também sentem frio”, que arrecada roupinhas, cobertores, mantas, caminhas, tapetes e casinhas. Os produtos arrecadados serão destinados a animais abrigados em Organizações Não Governamentais (ONGs) locais, protetores e animais de rua.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos