Conselho Municipal de Educação de Uberaba celebra 31 anos
Nesta terça-feira, 4, o Conselho Municipal de Educação (CME) de Uberaba comemorou 31 anos de existência. Com o tema “Por uma educação democrática e participativa (1992-2023)”, o evento de aniversário reuniu os atuais e antigos conselheiros, professores, servidores municipais, parceiros e demais convidados no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.
Estiveram presentes na composição da mesa, a presidente do CME, Profª Kátia Cilene da Costa, o secretário de Educação, Celso Neto, os professores e ex-presidentes, Renato Muniz Barreto, José Vandir de Oliveira, Eliana Helena Corrêa Salge e Regina Célia Batista, representando o Prof. João Batista, primeiro presidente do órgão.
O Conselho Municipal de Educação exerce papel de articulador e mediador das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenha funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora. É um órgão que tem fundamento no princípio da gestão democrática do ensino público, constituindo-se instrumento de uma pedagogia política, na medida em que oportuniza o aprendizado da participação democrática.
A atual presidente do CME foi uma das homenageadas da noite. Kátia Cilene está à frente do órgão desde 2020. “Quero dividir essa homenagem com todos os conselheiros e equipe técnica que permaneceram comprometidos, mesmo durante um cenário pandêmico, que nos exigiu um novo olhar e novas diretrizes para garantir uma educação de qualidade social ao município”, disse durante o discurso de agradecimento.
O secretário de Educação, Celso Neto destacou as conquistas do CME no decorrer dos anos, o trabalho dos participantes e a autonomia do órgão. “Não existe olhar para frente, sem enxergar a história lá atrás. Hoje é um dia de reconhecimento, a vocês, pelos relevantes serviços prestados para a consolidação desse Conselho, cuja existência é condição fundamental para a democratização da gestão do ensino público. Atuar na Educação é um ato de coragem. Parabéns a todos!”, disse.
A programação trouxe ainda a apresentação da banda sinfônica “Jovem Músico”, com a regência do Prof. Fernando Alfeu Santana e formada por alunos das Escolas Municipais Prof. José Macciotti, Santa Maria e Profª Stella Chaves. A comemoração foi encerrada com homenagens aos atuais e ex-membros do CME.