Política

Continuam ações de Educação Ambiental nas escolas de Uberaba

Paralelamente ao Mutirão de Castração, que está sendo realizado na comunidade rural de Ponte Alta, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou, nesta segunda-feira (19), atividades de Educação Ambiental em parceria com o Hospital Veterinário da Uniube, naquele local. Foram realizadas palestras, demonstrações e simulações acerca da importância da castração para a saúde animal aos alunos da escola municipal Gastão Mesquita, e estadual, Aloísio Castanheira.
Segundo a chefe da Seção de Educação Ambiental, Victória Caroline Silva das Virtudes, os alunos participaram de dinâmicas onde foram orientados sobre a importância e como é realizada a castração.
De acordo com Victória, a castração promove o bem-estar animal e o aumento da expectativa de vida. E acrescentou: “A castração é um método de controle populacional que contribui para prevenção da ocorrência de doenças reprodutivas, reduz a incidência de câncer de mama em cadelas e gatas e ainda diminui os casos de câncer de testículo e problemas de próstata em caninos e felinos, dentre outros benefícios”.
O gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi, contou que alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube participaram das ações em Ponte Alta com o projeto de extensão “Fiel Camarada”, falando sobre posse responsável ou guarda responsável de cães e gatos, uma parceria com a Semam. “Nós fizemos uma atividade para complementar a castração. Isso faz parte de uma política pública de manejo populacional de cães e gatos, que abrange várias ações, entre elas, a castração, vacinação, falar sobre educação responsável, posse responsável, principalmente para adultos e jovens e crianças”, ressaltou Yudi.

Ainda dentro da programação da semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), acontece nesta quarta-feira (21) atividades sobre coleta seletiva e descarte irregular de lixo na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, em Santa Rosa.
Victória explicou que na rodovia MG -190 (ligação LMG 798), que dá acesso àquela comunidade, existem pontos de descarte irregular de resíduos, como na entrada do Pesque Pague Alegria e do Restaurante 4 SSS, em que pese o bairro contar com um ecoponto. “Muitos moradores do entorno acabam contribuindo para esse crime ambiental e queremos que as crianças sejam multiplicadoras das boas práticas ambientais. Com isso, orientamos no sentido de separar o lixo adequadamente e dar a destinação correta desses resíduos, além de explanar sobre o impacto causado no meio ambiente e na saúde da população”, concluiu.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos