Covid-19: decreto torna facultativo uso de máscaras
Prefeitura desobrigou o uso do equipamento no transporte coletivo e nas unidades de saúde em decreto publicado na segunda-feira (10). Profissionais de saúde e pessoas com sintomas respiratórios devem continuar utilizando máscaras.
Um decreto publicado pela Prefeitura de Uberaba, na segunda-feira (10), tornou facultativo o uso de máscaras em locais públicos da cidade. Até a assinatura do decreto, o uso do equipamento ainda era exigido no transporte coletivo e nas unidades de saúde.
Mesmo com a medida, os profissionais de saúde devem continuar a usar máscaras durante o trabalho, conforme as determinações dos ministérios da Saúde e do Trabalho. O Município também recomenda que pessoas com sintomas respiratórios próprios da Covid-19 também utilizem o material, cobrindo nariz e boca.
Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada considerando o monitoramento dos indicadores de transmissibilidade da doença e o arrefecimento da pandemia. Nos 11 primeiros dias de outubro, foram registrados 104 novos casos e dois óbitos pela doença em Uberaba.
Já nesta terça-feira (11), foram notificados mais oito diagnósticos e nenhuma morte. Duas pessoas estão internadas com Covid-19 na cidade, ambas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).