Geral

Covid-19: Uberaba é beneficiada com 5.450 medicamentos do ‘kit intubação’

A Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou medicamentos utilizados no processo de intubação de pacientes com a Covid-19 para municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste. Os remédios serão enviados durante este sábado (8) e domingo (9) para as unidades hospitalares.

De acordo com a SES-MG, foram liberados às unidades lotes cisatracúrio, atracúrio, brometo de rocurônio, fentanil e propofol. A duração do estoque varia de dois a três dias de cobertura.

Os remédios encaminhados pelo Governo de Minas fazem parte de um lote com mais de 123 mil unidades distribuídas para mais de 100 hospitais em todo o estado. Veja abaixo quais hospitais foram beneficiados e a quantidade de cada medicamento recebido.

O levantamento dos estoques dos prestadores e fornecedores é feito semanalmente pela SES-MG e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado. O abastecimento também é monitorado nas redes pública e privada, que devem repassar informações sobre os estoques periodicamente.

Unidades de Fentanil

InstituiçãoMunicípioUnidades de Fentanil
Hospital Frei GabrielFrutal50
Hospital Municipal Antônio Carneiro ValadaresJoão Pinheiro1.650
Hospital Regional José AlencarUberaba5.450
Pronto Socorro e Hospital Municipal de Monte CarmeloMonte Carmelo2.350
Hospital São JoséItuiutaba200
Total9.700

Fonte: SES-MG

Unidades de Cisatracúrio

InstituiçãoMunicípioUnidades de Cisatracúrio
Hospital Municipal de ParacatuParacatu20
UPA AraguariAraguari5
Total25

Fonte: SES-MG

Unidades de Propofol

InstituiçãoMunicípioUnidades de Propofol
Centro de Medicina Intensiva de Minas GeraisItuiutaba5
Fundo Municipal de SaúdeParacatu40
Hospital São JoséItuiutaba10
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo MineiroUberaba335
Hospital Regional José AlencarUberaba370
Total760

Fonte: SES-MG

Outros medicamentos

Ainda nesta distribuição, serão enviados frascos de besilato de atracúrio e brometo de rocurônio, no entanto, a SES-MG não informou as unidades que receberiam, mas somente os municípios. Confira abaixo a relação das cidades.

Outros medicamentos

MunicípioFrascos de besilato de atracúrioUnidades de brometo de rocurônio
Araxá100
Frutal50
Ituiutaba70
Patrocínio50
Uberaba260
Uberlândia510
Total460580

Fonte: SES-MG

Situação nos municípios

Em 2021, hospitais do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste sofreram com a falta de medicamentos para intubação de pacientes. A Santa Casa de Misericórdia de Araguari bloqueou leitos por falta de sedativos e profissionais. Em março, o Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva (HR), em Uberaba, enfrentou baixa no estoque de medicamentos, mas conseguiu um reforço de 10 mil frascos de propofol em ação realizada entre a Prefeitura e o Estado.

Também em março, a Prefeitura de Uberlândia emprestou sedativos e relaxantes musculares para o Hospital Santa Genoveva e o Hospital Madrecor. No mês passado, as unidades receberam um lote medicamentos importados e fizeram a devolução ao Município.

No início de abril, Hospital São José, em Ituiutaba, estava com o estoque de “kit intubação” abaixo do nível de segurança. No dia seguinte, um carregamento com 320 medicamentos foi encaminhado para a cidade. Além do Hospital São José, o Hospital São Joaquim e o Hospital Nossa Senhora d’Abadia também receberam os remédios.

Ainda em abril, o Governo de Minas Gerais enviou três remessas de sedativos para o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste. Os medicamentos foram distribuídos para nove hospitais de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Frutal, Paracatu e Araxá.

Ainda no quarto mês do ano, os hospitais Municipal de Uberlândia; Mário Palmério e Regional de Uberaba; hospitais Nossa Senhora d’Abadia e São José, em Ituiutaba; as Santas Casas de Araxá e Coromandel e o Hospital Frei Gabriel, em Frutal receberam mais 3,6 mil medicamentos do “kit intubação”.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos