Covid-19: UFTM define que retorno das aulas será de forma remota em fevereiro em Uberaba e Iturama
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) definiu na quarta-feira (26) que o calendário acadêmico será mantido, com início das aulas no dia 7 de fevereiro, porém com aulas no formato remoto. Já as disciplinas práticas e estágios que não puderem ocorrer em formato remoto ficam suspensos até o dia 7 de março.
A decisão, válida para os campi de Uberaba e Iturama, foi tomada após reunião da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) com o corpo direto da instituição para avaliar os dados atuais da Covid-19 em Uberaba a onda de disseminação da variante ômicron. Fatores que, com aulas presenciais, poderiam agravar ainda mais os índices de contaminação do município e acarretar sobrecarga nos atendimentos da rede pública de saúde.
No encontro ficou definido também que, após um mês do início do ano letivo, haverá nova reunião para reavaliar a situação e os dados epidemiológicos locais, para deliberar sobre a possibilidade de que as aulas sejam ofertadas no formato presencial.
Na segunda-feira (24) a universidade já havia regredido no retorno das atividades presenciais e restringido o público nos campo Uberaba e Iturama a 60% da capacidade.
Calendário Acadêmico
No início do semestre letivo, os alunos dos cursos de graduação da UFTM devem entrar em contato com as coordenações de seus respectivos cursos para mais detalhes sobre a oferta e o formato das disciplinas.
A Proens informou que providencia orientação aos institutos acadêmicos e às coordenações de cursos e de departamentos para os futuros encaminhamentos diante da medida emergencial.