Crise hídrica em Uberaba: Operação ‘Proteja a Água’ fiscaliza outorgas para captação concedidas a propriedades rurais
A grave hídrica vivida por Uberaba está obrigando o poder público a adotar medidas para garantir o abastecimento no município. Na noite desta segunda-feira (20), a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) vão realizar a Operação “Proteja a Água”, que vai fiscalizar outorgas para captação concedidas a propriedades rurais às margens dos rios Claro e Uberaba.
As fiscalizações estão ocorrendo desde agosto e foram realizadas pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), que acionou as autoridades para possíveis irregularidades. Uma semana depois, as ações foram intensificadas e medidas legais foram alinhadas com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), sendo uma delas a operação deflagrada nesta segunda.
De acordo com a PMMA e o Igam, 39 pontos entre barramentos e pivôs de irrigação devem ser fiscalizados. A força-tarefa vai observar se as autorizações estão corretas e se outros itens estão em conformidade com a legislação ambiental.
“Queremos verificar se todos estão com as permissões e cumprindo o que está estabelecido nelas. Vamos fiscalizar durante os próximos dias até que se resolva esta crise hídrica”, afirmou o tenente Rivaldo Luciano de Oliveira.
A fiscalização ocorre em momento crítico na crise hídrica vivida pelo município. Segundo a Codau, a vazão do Rio Uberaba ficou abaixo de 800 litros por segundo nesta segunda-feira, já contando com a transposição do Rio Claro.
Assim, os 11 centros de reservação da cidade vão permanecer fechados nesta terça-feira (21) entre 8h e 16h. Ainda conforme a autarquia, a manobra é realizada para restabelecer os níveis dos reservatórios com mais rapidez. O horário de fechamento foi escolhido para evitar os picos de consumo durante o dia e diminuir o tempo de intermitência.
Outro ponto apontado pela Codau para definir as ações técnicas é o alto consumo. Segundo o setor de Engenharia da companhia, a abertura e fechamento dos reservatórios pode ser ampliada dependendo do perfil de consumo nos próximos dias.