Decreto amplia horário para shoppings, feiras e celebrações
Além de liberar as reuniões familiares, festas e eventos em geral, a Prefeitura atendeu ao pedido do Legislativo e ampliou o horário das feiras gastronômicas, das celebrações religiosas e de opções de entretenimento na cidade.
As feiras gastronômicas, antes, podiam funcionar até 21h e, agora, foram estendidas até 23 horas. Missas, cultos e celebrações religiosas também poderão ocorrer até mais tarde a partir deste fim de semana. O horário de encerramento foi ampliado das 21h para 23h, todos os dias da semana.
Também houve ampliação no horário de funcionamento de shopping centers, cinemas e parques infantis. As atividades, antes, eram permitidas somente até 21h, mas agora podem ir até 22h, de segunda a domingo. Os trenzinhos infantis poderão circular somente aos sábados e domingos, mas com extensão do horário até as 22 horas.
O novo texto do decreto não trouxe mudanças no horário de funcionamento das lojas do comércio, porém voltou a permitir a utilização dos provadores de roupas e a experimentação de calçados com envoltórios descartáveis para proteção dos pés – ambos vedados desde o início do ano. (GB)
Esportes coletivos são permitidos nos parques e vedados em espaços públicos
Decreto revisado libera a prática de esportes coletivos no Complexo Esportivo Murilo Pacheco e no Parque das Acácias – Piscinão a partir deste fim de semana, mas atividades físicas seguem proibidas nas demais áreas públicas da cidade.
Até então, os esportes em grupo estavam autorizados somente em espaços privados, como: academias, clubes, centros esportivos, campos society e quadras de futsal.
Apesar da flexibilização para os esportes em duas áreas públicas, os horários de funcionamento não foram alterados. O Piscinão fica aberto de segunda a sexta-feira até as 21 horas. Já aos sábados e domingos, o expediente encerra às 18 horas. Para o Complexo Esportivo Murilo Pacheco, a abertura continua permitida somente de segunda-feira a sábado, até as 21 horas.
A Fundação de Esporte e Lazer (Funel) é responsável por mais 37 campos comunitários, 47 quadras poliesportivas e sete complexos esportivos em Uberaba. No entanto, ainda não houve a liberação da prática esportiva no restante das áreas. Em nota, a Prefeitura informou, anteriormente, que não haveria o controle do cumprimento das normas impostas.
“Nossa vontade é retornar com todas as atividades esportivas coletivas, mas o momento ainda pede prudência. Não temos estrutura nem material humano para fiscalizar o cumprimento das normas nesses 91 locais”, explicou o presidente da Funel, Edgard Silva Júnior.