Dengue: índice de infestação do Aedes aegypti diminui 69% em Uberaba
O segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado em maio, constatou um índice de infestação do mosquito de 2,6% em Uberaba. Esse número representa a porcentagem de imóveis fiscalizados com focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Em janeiro, o índice constatado foi de 8,4%, valor considerado alto para a época do ano. Com isso, entre os dois levantamentos, houve uma queda proporcional de cerca de 69%.
Para o diretor de Vigilância em Saúde de Uberaba, Matheus Assumpção, a contratação de novos agentes de endemias e a intensificação dos trabalhos de fumacê e bloqueio costal, que rodam toda a cidade, ajudaram a diminuir a taxa de infestação.
“Só o mutirão de limpeza já recolheu, neste ano, 46.540 kg de lixo inservível. As equipes estiveram em escolas e nas ruas realizando ações de educação em saúde, promovendo panfletagem e pit stop”, acrescentou.
Mesmo com a queda no índice do LIRAa, Matheus alerta que é importante a cidade seguir vigilante e mantenha os cuidados necessários para combater a dengue. Segundo o Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Uberaba confirmou oito mortes pela doença, além de 8.754 casos prováveis.
“A população deve continuar cuidadosa, observando os principais locais de maior incidência de foco que são depósitos móveis como vaso de planta, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, fontes ornamentais, entre outros e depósitos de lixo como sacolas plásticas, garrafas vazias, casca de ovo, caixa de leite, ferro velho, recicladoras e entulhos”, afirmou.