É sempre bom lembrar… Prazo do IR já está correndo
Os brasileiros estão entregando suas declarações do Imposto de Renda, relatando seus rendimentos e as despesas dedutíveis referentes a 2022. Este ano, o prazo da declaração do IR se iniciou no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Detalhe, o pagamento das restituições começa no último dia da entrega da declaração.
Restituições pagas via Pix
Em 2022, a grande novidade foi que diversos pagamentos puderam ser realizados via Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central.
Prioridade para o PIX
Os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e aqueles que escolherem receber a restituição via Pix têm prioridade na hora de receber a restituição.
Chave do PIX com CPF
No entanto, essa opção só está disponível para chaves cadastradas com CPF, sendo que o número do documento precisa ser igual ao informado na declaração. Essa é uma medida da Receita Federal para aumentar a segurança no processo de restituição.
Data da restituição
Lembrando que a ordem de pagamento da restituição é definida de acordo com a data em que a declaração é entregue — quanto antes ela é entregue, antes esse contribuinte receberá o pagamento. O primeiro grupo recebe em 31 de maio e o quinto e último grupo em 31 de agosto.
Multa de R$ 165,74
Quem perder o prazo da declaração pode ter pendências no CPF e ter que pagar multa — ela começa em R$ 165,74 se não há imposto a ser pago, aumentando conforme passa o tempo, e pode ser de até 20% do imposto devido.
Informes de rendimentos
Os informes sobre movimentação financeira, rendimentos em despesas já foram disponibilizados por escolas, instituições financeiras, empresas empregadoras e todas as instituições que precisarem enviar os informes de rendimentos às pessoas. O prazo venceu em 28 de fevereiro de 2023.
Esse é o principal documento usado na declaração do Imposto de Renda.
Onde baixar o programa do IR 2023?
No site da Receita Federal. É só escolher o sistema operacional de seu computador e fazer o download.
Dentro do Portal E-CAC
Você também pode declarar o IR online, dentro do Portal e-CAC, ou ainda pelo celular ou tablet. Basta escolher o programa Meu Imposto de Renda na loja de aplicativos do seu dispositivo.
Assim como ocorreu em 2022, todos os programas do IR seguem integrados. Isso significa que você pode começar o processo de declaração pelo aplicativo do celular e finalizar no computador, por exemplo. O contrário também é possível.