Elisa reafirma compromisso do município na reunião da rede de cidades antirracistas
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural (FCU), Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racional e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, promoveu a 9ª Reunião da Rede Cidades Antirracistas – Pacto Global de Combate ao Racismo.
Ao abrir o evento, na sexta-feira (25), a prefeita Elisa Araújo agradeceu aos que caminham junto ao governo nessa luta e falou da importância da rede antirracista.
“Reforço meu compromisso enquanto líder regional de levar essa mensagem e fazer com que as cidades da região também façam parte do Pacto Global de cidades antirracistas”, afirmou a chefe do Executivo municipal, também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul).
Presidente da FCU, Cássio Facure, reafirmou o compromisso da gestão na luta para tornar Uberaba uma cidade antirracista, segundo o plano de governo elaborado. “Não há mais espaço para a intolerância racial”, ressaltou.
O evento reuniu lideranças da cidade, região e de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Secretário de Direitos Humanos da Cidade de Pindamonhangaba, João Carlos Ribeiro Cançado, disse que Uberaba está dando um passo gigantesco para pautar essa discussão em toda a região. “Então, quero parabenizar e dizer que, agora, Uberaba conta com 72 cidades para dar apoio e fortalecer a luta no combate ao racismo”, afirmou.
A reunião também contou com apresentação artística do Grupo Identidade Negra, com Keila Márcia, Carlos Antenor e João Neto, e uma exposição da fotógrafa Ruth Gobbo.