Em 48h, Posturas apreende seis animais soltos em vias públicas de Uberaba
Nestas quarta e quinta-feiras (22 e 23), o Departamento de Posturas apreendeu, pelo menos, seis animais soltos nas ruas de Uberaba. Com o auxílio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), eles foram encaminhados para o Horto Municipal.
Somente na quarta, foram cinco cavalos removidos das ruas. Destes, quatro estavam na avenida Claricinda Alves Rezende, no Residencial Flamboyant, e outro, no Parque dos Girassóis, após denúncias de abandono e maus-tratos.
Já nesta quinta-feira, um cavalo foi flagrado solto na rotatória da Mata do Ipê, na avenida Guilherme Ferreira. O proprietário esteve presente no momento da apreensão, mas terá que requerer a retirada do animal e pagar a multa.
O chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, explicou que os animais permanecem no Horto Municipal até que um proprietário ou responsável comprove a posse e pague as despesas de hospedagem desses animais, além da multa. Se os proprietários e/ou responsáveis não comparecerem no prazo de três dias para a retirada, os animais serão encaminhados para doação.
No momento da busca, ele terá que pagar uma Unidade Fiscal do Município, cerca de R$ 337, além das despesas de estadia e manutenção do equino, o que acaba se convertendo em rações. Caso não busque, o cavalo fica à disposição para doação.
Caso um animal seja encontrado por cidadãos, deve ser acionado o Departamento de Posturas, através do 3331-2312 ou 2313. Se o animal estiver com suspeita de alguma doença, como raiva, é na Zoonoses, através do 3315-4173.