Empresa de limpeza vai repassar mais de R$ 4 milhões para Prefeitura de Uberaba após investigações de desvio de verba pública
Mais de R$ 4 milhões deverão ser devolvidos para a Prefeitura de Uberaba, devido a acordo firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Limpebrás, empresa que prestou serviços de limpeza na cidade.
Contexto: investigações que começaram em 2018 identificaram indícios de relacionamento suspeito entre servidores da Prefeitura e empresas subcontratadas por uma empresa que prestava serviço de limpeza urbana no município.
A Polícia Federal (PF) realizou duas fases da operação Monturo, para apurar desvio de verbas públicas de limpeza urbana em Uberaba. Entre as investigadas estava a Limpebrás.
Com o acordo, serão repassados aos cofres públicos:
- R$ 2.772.490.80 como recuperação de dano sofrido pelo erário municipal;
- R$ 500.000 a título de multa civil;
- R$ 1.050.000 como medida compensatória.
O valor total de R$ 4.322.490,80 será pago em mais de 30 parcelas.
Mesmo com o acordo, o processo penal segue correndo na Justiça contra nove pessoas, entre agentes públicos e empresários denunciados por crimes de peculato e organização criminosa.
A Prefeitura confirmou o acordo.
Operação Monturo
A 1ª fase da operação foi deflagrada no dia 28 de maio de 2020. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Uberaba e nas cidades paulistas de Mauá e São Sebastião.
Na 2ª fase, em junho de 2022, foram cinco mandados de busca e apreensão.