Entrega do Girassóis 4 começa em 2 meses
Duas obras pendentes do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal em Uberaba têm cenários distintos quanto à conclusão. O conjunto Girassóis 4, com início em 2020, está com a conclusão prevista para dentro de dois meses. Já a obra do Alfredo Freire 4, que foi alvo de depredação na estrutura após o abandono da obra pela empreiteira, tem a retomada dos serviços ainda indefinida. O presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Davidson Chagas, prevê que dificilmente as obras do Alfredo Freire 4 sejam retomadas este ano.
As 490 unidades habitacionais do Girassóis 4 estavam previstas para ser entregues no início de 2020. No entanto, a empresa contratada inicialmente atrasou o cronograma de obras e teve o contrato encerrado. Com isso, foi necessário um novo processo para selecionar uma substituta para finalizar o conjunto habitacional.
Davidson afirma que 222 das 490 residências estão prontas e devem ser entregues nos próximos dois meses. A Cohagra aguarda apenas o processo contratual com os futuros moradores para colocá-las à disposição. Além disso, o local necessita de algumas adequações na iluminação, mas não deve ultrapassar a previsão.
Em contrapartida, o Alfredo Freire 4 está longe da conclusão. O local foi alvo de vandalismo e, segundo o presidente da Cohagra, a situação deve ser agregada aos custos não previstos. Este novo orçamento supera o limite ofertado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, financiador de parte da construção em Uberaba. As residências estavam orçadas em pouco mais de R$60 mil e agora foram registradas com preço de R$102 mil, em função das adequações.
Davidson revela que, durante a agenda da prefeita Elisa Araújo em Brasília, o Ministério foi contatado, bem como o governo estadual, para que sejam regularizadas as movimentações necessárias. Com isso, o município terá que arcar com parte maior do custo.