Escolas de Uberaba adotam medidas para enfrentar o tempo seco e a baixa umidade
O tempo seco e a baixa umidade do ar têm mudado a rotina nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) de Uberaba. A garrafinha de água passou a fazer parte do material dos alunos e mais opções de frutas estão sendo incorporadas ao cardápio dos alunos. Além disso, as atividades físicas passaram a ser realizadas em áreas cobertas e em ambientes com baixa exposição ao sol. As mudanças foram orientadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A diretora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira, Edna Chimango, destaca algumas medidas adotadas na unidade. “O momento do recreio está sendo coordenado para que as crianças evitem ficar correndo e se cansem facilmente por conta das altas temperaturas. A recomendação aos professores é que sejam reduzidas as atividades físicas e que sejam realizadas em áreas cobertas da escola e em menor tempo. Orientamos também que haja um maior consumo de água pelos alunos, por isso solicitamos aos pais que as crianças tragam suas próprias garrafinhas e que façam uso de protetor solar”, detalhou.
Nos Cemeis, a atenção com relação a todos esses cuidados é ainda maior por se tratar de crianças pequenas de até seis anos de idade. Nessas unidades, outras medidas, como mais banhos durante o dia, foram adotadas para garantir o conforto dos pequenos.
Segundo a Semed, em todas as unidades, foram acrescentadas no cardápio, mais frutas ricas em água, como laranja, abacaxi e melancia. Na próxima semana, sucos refrescantes, de sabores diversos, serão servidos diariamente aos alunos. Algumas unidades educacionais também flexibilizaram o uso do uniforme para roupas mais leves, como bermudas e regatas.
O secretário de Educação, Celso Neto, explica que as mudanças visam amenizar os efeitos danosos à saúde das crianças devido ao tempo seco. “Cuidar da saúde e da hidratação dos nossos alunos, nesse tempo quente e de baixa umidade, é uma de nossas prioridades para garantir o bem-estar de todos”, disse.