Estudantes do 6º ao 9º ano e do pré-I da rede municipal retornam às atividades
Na quarta-feira (1º), foi a vez de os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do pré-I da rede municipal de ensino de Uberaba retornarem às aulas presenciais. Esta é a terceira fase do plano de retomada às atividades pedagógicas no Município durante a pandemia da Covid-19, contemplando pouco mais de 10 mil alunos. O plano foi dividido em três fases, além de ser gradual e híbrido. A Prefeitura divulgou um balanço dos alunos que retornaram às aulas presenciais (veja detalhes mais abaixo).
Assim como ocorreu nas fases anteriores, foi montada uma força-tarefa pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para acompanhar a volta às aulas dos alunos do 6º ao 9º ano e do pré-I. As unidades escolares seguem com as medidas de biossegurança para recepcionar alunos e servidores, segundo a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.
Conforme a Semed, a volta dos estudantes às aulas presenciais é facultativa. Os que optarem por voltar às escolas precisam de autorização dos pais e/ou responsáveis e terão três aulas diárias. Já os alunos que continuarem estudando somente em casa terão duas aulas remotas, também, diariamente.
A carga horária será complementada por meio de atividades virtuais e impressas, além de aulas através da TV Câmara, no canal digital 4.3, e pela plataforma de vídeos SemedUberaba. A programação é disponibilizada de segunda a sexta-feira nas redes sociais da Semed no Facebook e no Instagram.
Veja os horários de cada aula:
- Educação Infantil: início da transmissão às 13h30;
- Ensino Fundamental I: aulas começam às 14h;
- Ensino Fundamental II: transmissão a partir das 15h30.
A Semed explicou que a distribuição de horários foi feita desta maneira porque as aulas oferecidas pela rede não são simultâneas para alunos presenciais e remotos. Além disso, respeita a carga horária do professor, que cumpre as 5 aulas na unidade de ensino.
Fases
As três fases do plano de retomada foram intercaladas por intervalos de 15 dias. Para qualquer avanço, foi considerado o cenário da pandemia e as medidas de biossegurança em vigor.
- 1ª fase: início em 4 de agosto. Nesta data, retornaram os alunos do pré-II (Educação Infantil), os alunos do 5º ano (Ensino Fundamental I) e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), menores de 18 anos. Esta etapa contempla 4.822 estudantes.
- 2ª fase: início no dia 16 de agosto. Nesta data, retornam as turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, contemplando 8.742 estudantes.
- 3ª fase: início no dia 1º de setembro. Nesta data, retornam as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com 7.607 estudantes, e o pré-I (4 anos), com 2.454 alunos.
- O atendimento às turmas de 0 a 3 anos (Educação Infantil), permanecerá no modelo remoto, com a possibilidade de retorno gradual às aulas presenciais, porém, ainda sem data definida.
Para o retorno das atividades presenciais na rede municipal, devem ser seguidas as seguintes regras:
- adesão ao termo de responsabilidade sanitária (pertinente às medidas de prevenção e ambientais) do Município, fixado em local visível;
- uso de máscara;
- distanciamento mínimo entre cadeiras e/ou destas com a mesa dos professores, de pelo menos um metro e meio;
- presença em todos os turnos de funcionamento de, pelo menos, um profissional “brigadista sanitário”;
- priorização da ventilação natural;
- marcação de duas vias, uma para entrada e outra para saída, nas unidades;
- higienização de todos os ambientes das instituições entre os turnos de ocupação, com intervalo mínimo de 1 hora para reuso.
A rede municipal de Uberaba tem 75 unidades de ensino, sendo 38 escolas e 37 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) com 27.552 alunos matriculados.
Balanço
Um levantamento feito pela Semed, referente ao período de 23 a 27 de agosto, com as duas primeiras fases da volta às aulas vigorando, aponta que 20% dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino estão presenciais.
Já em relação aos alunos do pré-II, 16% retornaram. A Secretaria lembrou que, no período de referência do levantamento, a Escola Municipal São Judas, que atende a turmas de pré-II, estava fechada como medida de biossegurança, ofertando apenas aulas remotas. A escola voltou às atividades na última terça-feira (31).
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou 7% de presença de 23 a 27 de agosto, mesmo período com turmas fechadas na Escola Municipal Boa Vista – uma das unidades da rede que atende a esse público – também como medida de biossegurança. Os alunos tiveram aulas remotas no período.
A Secretaria de Educação informou, ainda, que acompanha todos os casos de Covid-19 nas unidades de ensino, suspeitos e confirmados, desde a retomada das atividades pedagógicas presenciais, no dia 4 de agosto. Desde então, 15 servidores e 5 testaram positivo para a doença.