Política

Etapa crucial para segurança hídrica de Uberaba é iniciada

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), emitiu a Ordem de Serviço para a empresa de engenharia Projetae Água e Esgoto Ltda, vencedora da licitação, para início dos trabalhos de elaboração dos projetos básico e executivo do Sistema Rio Grande. A OS foi assinada nesta segunda-feira (31) pela prefeita Elisa Araújo e o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. Esta é a quarta etapa para concretização da viabilização da nova matriz de abastecimento de Uberaba.

Os estágios anteriores foram a entrega do Estudo Técnico das fontes alternativas de abastecimento, visando atender a demanda hídrica para um universo de 447 mil habitantes, em um horizonte de 30 anos. A seguinte foi a autorização da Câmara Municipal visando a contratação de empréstimo para financiar a obra, que terá custo de implantação na ordem de R$ 277,4 milhões e, neste mês, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu a outorga para a captação de água no rio Grande.

Agora, a Codau entra em um novo ciclo do seu planejamento. A liberação para a elaboração dos projetos básico e executivos da obra. Serão 11 etapas, subdivididas em 50 fases de projeto. Entre elas a otimização técnica-econômica do projeto; levantamento de campo (topografia e sondagem); projetos básicos e executivo multidisciplinar detalhando as concepções de engenharia civil, hidráulica, estrutural, elétrica, automação, arquitetônica entre outras. Neste estágio serão detalhadas todas as estruturas em modelo 3D, em forma de realidade virtual da obra. Estas projeções abrangerão as construções da estação de captação, elevatória e adutora de água bruta; Estação de Tratamento de Água (ETA), reservatório, elevatória e adutoras de água tratada e a sua integração com o sistema de abastecimento de água atual, reservatórios e redes existentes de Uberaba.

Por último a empresa também será responsável pela entrega da documentação para contratação da obra, como os orçamentos e cronogramas. Trata-se de um pacote técnico contendo tanto os planos de obra, quanto de contratação.

“O Sistema rio Grande é, sem dúvida alguma, a garantia da segurança hídrica do município para as próximas décadas. Temos o cuidado de avançar com objetividade neste programa de Estado, que vai ultrapassar esta gestão e finalizar na próxima, já que a perspectiva é entregar a obra em entre 5 e 7 anos. Vale destacar que os projetos serão formatados dentro dos aspectos da preservação ambiental como o tratamento de todos os resíduos gerados na ETA, para que tenham a destinação ambiental correta. Estamos entrando em uma década de avanços e não há como retroceder. Uberaba vai ter garantia de água para o seu desenvolvimento”, frisou José Waldir.

A prefeita Elisa Araújo reforçou que o planejamento e gestão dos investimentos na nova infraestrutura hídrica de Uberaba serão acompanhados de perto, com expectativa de que os projetos possam ser entregues antes do prazo de 12 meses. “Os próximos passos são acompanhar a execução do projeto executivo e, assim que estiver pronto, vamos licitar a obra. Com este planejamento integrado e consistente de infraestrutura hídrica, estamos deixando um legado para as futuras gerações”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, Fernando Mendes, os vereadores Lu Fachinelli, Alessandra Piagem, Aderson Dois Irmãos, Varciel Borges, além de secretários municipais, presidentes de entidades classistas e equipe técnica da Codau.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos