GAECO de Uberaba deflagra operação “COOPTAÇÃO”
Por meio de uma operação conjunta desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – GAECO/Uberaba, Serviço de Inteligência do 69º BPM/5ª RPM e a Polícia Civil, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro de 2023, na cidade de Frutal/MG, operação nominada “COOPTAÇÃO”.
A OPERAÇÃO COOPTAÇÃO teve início após brilhante relatório elaborado pelo Serviço de Inteligência do 69ª BPM/5ª RPM da PMMG, o qual noticiou todo esquema criminoso que motivou um homicídio tentado ocorrido na cidade de Frutal/MG, em 25 de setembro do ano corrente.
Verificou-se que a motivação do referido crime seria a disputa por territórios estratégicos da traficância de drogas local, sob coordenação de famigerada organização criminosa de atuação transnacional, o Primeiro Comando da Capital (PCC), e que estaria dedicando-se em eliminar qualquer tipo de mercado concorrente de ilícitos e que estivesse se estabelecendo em bairros na cidade de Frutal/MG.
Referido relatório foi encaminhado para o GAECO/Uberaba, o qual, especializado no combate ao crime organizado, assumiu as investigações, culminando na expedição de 12 (doze) Mandados de Busca e Apreensão.
Constatou-se durante as investigações que integrantes da mencionada organização utilizavam a cooptação de “menores” para a execução de tarefas ilícitas, seja o tráfico de entorpecentes, sejam as questões inerentes à disciplina, o que também envolvia a prática de crimes contra a vida. A finalidade seria realizar as ações criminosas em nome e sob coordenação da ORCRIM, buscando a hegemonia desta na cidade de Frutal/MG.
Assim, quanto aos integrantes maiores de idade, não recairia a autoria dos delitos, permanecendo impunes, acarretando somente medidas socioeducativas para os menores infratores.
A Operação “COOPTAÇÃO” contou com a atuação de 2 (dois) Promotores de Justiça, empenho operacional de 56 Policiais Militares pertencentes à 5ª RPM, policiais componentes do Gaeco de Uberaba, 15 Policiais Civis, além do apoio aéreo do Pégasus da 2ª BRAVE/BTL RPAER/COMAVE e ROCCA do 4º Batalhão de Polícia Militar, todos, pertencentes às forças do estado de Minas Gerais, os quais, juntos, cumpriram 12 (doze) Mandados de Busca e Apreensão, estes expedidos pelo augusto juiz da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Frutal/MG.
A expressão cooptação deriva de um sistema de organização pela qual uma associação qualquer de pessoas nomeia internamente os seus próprios membros, sem dependência de critérios externos, e isto deu origem ao nome da operação conjunta deflagrada.
O Gaeco Regional de Uberaba é composto por Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público de Minas Gerais e as Policiais Militar e Penal de Minas Gerais.
Durante a operação, 05 (cinco) pessoas foram presas e 02 (duas) apreendidas. Também foram apreendidos 27 (vinte e sete) celulares, 18.991 (dezoito mil novecentos e noventa e um) maços de cigarros, 20 (vinte) pen-drives, uma grande quantidade de entorpecentes, dinheiro, munições, chip de celulares, cadernos de anotações, balanças de precisão, entre outros materiais ilícitos e/ou relacionamentos com a prática de crimes.