Geoparque: entenda o que é o título internacional pleiteado por Uberaba
Uberaba recebe nesta semana a visita de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que vão avaliar a proposta para a cidade se tornar um geoparque. Mas o que é um geoparque? E por que a Prefeitura tem interesse no título? Veja nas respostas abaixo.
Conforme a Unesco, os Geoparques Mundiais são áreas geográficas unificadas, onde locais de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
O título não está ligado apenas à questão geológica, mas, também, busca ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. A certificação, por exemplo, demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.
💡Por que Uberaba quer se tornar Geoparque?
O título de Geoparque pode potencializar o turismo em Uberaba e atrair novos investimentos. Durante um seminário sobre o tema em 2022, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, destacou a importância da iniciativa.
“A possibilidade de o Município se tornar um geoparque é algo ímpar que trará um “boom” de desenvolvimento e oportunidades infinitas para toda a região, assim que conseguirmos essa chancela”, ponderou, na época.
📃Qual a proposta de Uberaba?
Segundo o Município, a proposta enviada pela cidade de Uberaba para ser elevada à categoria de Geoparque da Unesco inclui três pilares principais:
- “Terra dos Dinossauros do Brasil”, devido aos trabalhos de paleontologia no bairro rural de Peirópolis;
- “Capital Mundial do Zebu”, pela importância da pecuária local;
- e “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”, já que Chico passou boa parte da vida na cidade.
🔛Como surgiu a proposta?
Segundo a Prefeitura de Uberaba, o projeto começou a ser idealizado em 2014, pelo geólogo Luiz Carlos Borges. Em 2017, foi assinado um protocolo de intenções durante a abertura da 83ª edição da Expozebu, em que as instituições participantes firmaram um acordo para a implantação da proposta do Geoparque.
🧳Como será a visita da Unesco à cidade?
Os representantes da Unesco, os doutores Artur Sá (Portugal) e César Goso (Uruguai), permanecerão em Uberaba até a próxima sexta-feira (28). O intuito da expedição é avaliar de perto o projeto e conferir as informações contidas em um dossiê encaminhado pela cidade à Unesco. Caso o projeto receba a chancela, que deve ter resposta nos próximos meses, o município passará a integrar a rede mundial de Geoparques.
⏳O título de Geoparque dura para sempre?
A designação de Geoparque Mundial da Unesco é concedida por um período de quatro anos. Após esse período, o funcionamento e a qualidade de cada Geoparque são totalmente reexaminados em um processo de revalidação.
📍Quais são os geoparques no Brasil?
Atualmente, existem 195 geoparques em 48 países, sendo cinco deles no Brasil. Caçapava do Sul e Quarta Colônia, ambos no Rio Grande do Sul, foram os últimos a entrarem na lista, em maio de 2023. Veja a lista:
- Geoparque Araripe, entre Ceará, Pernambuco e Piauí;
- Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte;
- Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul;
- Geoparque Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul;
- Geoparque Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul.
Se o pedido for aceito, Uberaba será a primeira cidade de Minas Gerais e da Região Sudeste a ser considerada um Geoparque.
Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte — Foto: Getson Luís/Cedida
💭O que pensa o Governo Federal?
Na semana passada, o ministro do Turismo, Celso Sabino, divulgou um vídeo em que disse estar confiante na aprovação da chancela de Uberaba como Geoparque pela Unesco.
“Esse título vai representar maior visibilidade para a região no mundo, atraindo muitos turistas, mais riqueza, emprego e renda para sua população”, declarou.