HC-UFTM em Uberaba é credenciado e vai receber mais recursos para atender pacientes com grandes queimaduras
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) em Uberaba foi credenciado para oferecer atendimento especializado para pacientes com queimaduras de grande extensão. A unidade já acolhia esses pacientes, mas agora é referência regional e vai receber mais recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para melhorar a prestação do serviço.
O hospital foi avaliado pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e considerado elegível para o credenciamento junto à Linha de Cuidado da Assistência ao Paciente Queimado para a Rede de Atenção às Urgências e Emergências.
“A população passa a ter um serviço de referência na alta complexidade, com mais essa qualificação no atendimento; e para o HC é o reconhecimento oficial de um serviço já prestado, mas agora com a contrapartida financeira adequada”, disse o chefe do Setor de Governança e Estratégia (Segov) do HC, Lucas Vieira Fernandes Corrêa.
Entenda: As queimaduras de grande extensão são lesões que afetam uma área significativa da pele, podendo atingir tecidos mais profundos (ossos e órgãos). Quando não levam a morte, essas feridas causam grande sofrimento físico e necessitam de tratamento especializado que pode durar meses e, em alguns casos, até anos.
Como é o atendimento
O atendimento aos pacientes com grandes queimaduras é regulado via Sistema de Regulação Municipal (Sisreg). Conforme o HC-UFTM, primeiro eles devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento, que farão o encaminharão, se necessário, ao Hospital de Clínicas.
Já no HC, o atendimento inicial é realizado no pronto-socorro. Logo depois, o paciente vai para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e termina o tratamento hospitalar em leito de enfermaria especializada, com o acompanhamento contínuo das equipes de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica.