Hospital da Criança, em Uberaba, vai passar por intervenção administrativa
O Hospital da Criança, em Uberaba, passará por uma intervenção administrativa. A medida foi proposta pela Prefeitura e acatada pela direção do hospital, em reunião realizada nesta terça-feira (4).
Os próximos passos rumo à intervenção serão analisados pela Procuradoria-Geral do Município em conjunto com a Secretaria de Saúde, reunindo representantes do Ministério Público, Judiciário, por meio do Juizado da Infância e da Juventude, Defensoria Pública e Hospital da Criança.
O que foi discutido na reunião
Na reunião desta terça-feira, conforme divulgado pela Prefeitura, houve a apresentação de diagnóstico técnico da unidade assistencial, que apontou as deficiências na gestão. Sugestões de melhorias para vários processos também foram apresentadas.
O documento de quase 300 páginas foi elaborado sem custos pela Sociedade Educacional Uberabense e equipe gestora do Hospital Regional José Alencar.
“Chegou-se até aqui com muita luta, mas precisa trazer profissionalismo; e precisamos tomar decisões diante de todos os apontamentos”, afirmou a prefeita Elisa Araújo após apresentação do diagnóstico e ao propor a intervenção na unidade hospitalar, que é privada e sobrevive do repasse de recursos do SUS/via Prefeitura, de convênios e doações.
A intervenção mantém a instituição viva com gestão profissional, completou Elisa. Ainda segundo a prefeita, não haverá qualquer prejuízo aos repasses feitos pela Prefeitura à unidade hospitalar.
Também participaram da reunião, nesta terça-feira, o juiz da Infância e da Juventude, Marcelo Lemos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cezar Willian de Melo Ribeiro, além de representantes da Defensoria Pública.