Cidade

Hospital da Criança já sente o reflexo da volta às aulas e registra aumento de 50% na demanda

As aulas tanto da rede estadual quanto da municipal voltaram neste mês de agosto, após um ano e meio paralisadas por causa da Covid-19. Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, a diretora do Hospital da Criança de Uberaba, especializado em atendimento infanto-juvenil, Ana Paula Bosi, conta que o isolamento das crianças e adolescentes refletiu, inicialmente, na queda nos atendimentos dos hospitais.

“Diminuiu muito [o número de atendimentos]. A criança, o maior índice de doenças, são doenças virais, que são transmitidas devido a contato com outras crianças. Diminuiu esse contato, diminuiu o volume de doenças virais”, explicou a pediatra.

Portanto, com a volta às aulas e também com o clima seco, o hospital percebeu aumento de 50% na demanda de atendimento. Segundo Ana Paula, esse aumento já era aguardado, pois nas salas de aula há uma dispersão de doenças aéreas, que são propícias ao clima seco. Dessa forma, as crianças adoecem mais.

“A gente acha que agora, com a volta às aulas, vai aumentar a demanda e também as queixas, porque então o atendimento irá demorar um pouquinho mais. E a população tinha que estar esclarecida de que é um pronto-socorro, que é um pronto-atendimento. Pronto-atendimento foi feito para aquela criança que está num estado de urgência ou emergência”, reforça a diretora do hospital.

Bosi alerta que é preciso fazer sempre o acompanhamento da saúde da criança, porém, nas Unidades Básicas de Saúde. “Os casos mais leves, aquela rotina diária da criança, peso, vitaminas e vacinação, tem que ser feito em unidades básicas. O serviço de pronto-atendimento é para criança que adoeceu naquele dia, um dia ou dois antes”, finaliza.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos