Imóvel de indígenas venezuelanos é vistoriado pela Prefeitura e pela Polícia Federal
Uma ação para verificar a condição de estrangeiros em situação de vulnerabilidade social em Uberaba foi realizada no Bairro Alfredo Freire, na tarde da última terça-feira (30). A vistoria foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Polícia Federal (PF).
O grupo visitou uma moradia onde residem venezuelanos indígenas, acolhidos pelo Projeto Ágape — uma iniciativa de acolhimento a imigrantes. Conforme verificado pela PF, a maioria está em situação regular.
Durante a abordagem, o líder da comunidade indígena manifestou interesse em ir para o Estado do Pará, onde estão familiares.
“A Seds fará contato com a assistência social da cidade de destino para averiguar a condição de atendimento e as diretrizes do município local, com foco no bem-estar dos venezuelanos”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi.
A ação ocorreu após uma reunião sobre o atendimento a estrangeiros, realizada entre membros do Governo Municipal, Ministério Público, PF e outros órgãos. No encontro, sediado na última semana, foi acordada a criação de um grupo intersetorial, com foco no estabelecimento de uma política municipal para imigrantes e refugiados, a ser formalizada em publicação no Diário Oficial do Município.
Ainda durante essa reunião, ficou definida a elaboração de diagnóstico dessas populações. A iniciativa será conduzida pela Seds, a partir das informações colhidas durante a vistoria.
Uma audiência pública para discutir a situação dos imigrantes já havia sido realizada no dia 19 de agosto. Na data, o encontro havia sido solicitado à presidência do Legislativo pela vereadora Rochelle (PP).