Levantamento da Sagri aponta estragos causados pela chuva na zona rural de Uberaba
A chuva de granizo com rajadas de vento também causou estragos na zona rural de Uberaba. Levantamento dos problemas ocasionados pela forte chuva de terça-feira (8) vem sendo realizado pelos técnicos da Secretaria do Agronegócio (Sagri). Foram identificados danos em São Basílio, Ponte Alta e Peirópolis. De acordo com a Sagri, a intenção é disponibilizar aos produtores documento que os auxilie em futuras ações para reversão de prejuízos.
Até o momento, foram verificados e fotografados estragos nas lavouras de hortifrutigranjeiros na região de São Basílio. “Lá, a chuva danificou, principalmente, as produções de couve e alface”, afirma o chefe da pasta, Agnaldo Silva. Ainda em São Basílio e também em Ponte Alta e Peirópolis, a equipe da Sagri registrou danos provocados pela chuva de granizo em lavouras de grãos, como milho e soja, sendo que algumas delas necessitarão de replantio.
Informações que chegaram a Sagri dão conta também de estragos em lavouras nas regiões do Parque do Café, Biquinhas e Santa Rosa. A equipe de Patrulha Motomecanizada em serviço de vistoria verificou danos em várias estradas rurais do Município, em decorrência das fortes enxurradas que se formaram diante da tempestade.
O levantamento feito pela secretaria auxiliará na publicação de um decreto que o Governo Municipal divulgará no Porta-Voz. A expectativa da pasta é auxiliar os produtores rurais de alguma forma, visando amenizar perdas em suas lavouras.
O produtor que teve danos causados pela chuva deve entrar em contato com os técnicos da Sagri pelo telefone 3318-0443, de modo a fazer parte desse relatório e até para um tipo de ajuda do Município.
Orientações. O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU) também divulgou orientações aos produtores da região sobre como proceder diante dos estragos causados pela chuva. Ao Jornal da Manhã, o presidente do sindicato, Marco Túlio Prata, também afirmou que o levantamento realizado pela Sagri é bastante importante para o auxílio ao produtor.
“Isso é importante para o produtor poder, aquele que tem financiamento, acionar a seguradora. Cada produtor que teve a lavoura ou sua atividade impactada, nós orientamos a, se necessário, que acione um agrônomo ou técnico para que seja feito um laudo específico da propriedade”, explica.