Maior feira de animais avaliados do Brasil começa em Uberaba
Na tarde desta segunda-feira (21), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou a abertura oficial da 16ª ExpoGenética, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A solenidade reuniu representantes da diretoria da entidade, além de autoridades políticas, lideranças e instituições ligadas ao setor agropecuário, marcando o lançamento da maior feira de animais avaliados do país.
Até o dia 27 de agosto, a sede da ABCZ será movimentada por uma programação técnica rica em novidades, apresentando o que há de mais moderno no setor de melhoramento genético das raças zebuínas.
Para o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, as expectativas para a nova edição da ExpoGenética são as melhores. “Investir em melhoramento genético é essencial para baixar os custos de produção. Conscientes das ferramentas de crescimento que temos disponíveis, nos reunimos para a maior feira de animais zebuínos avaliados do mundo, com a certeza de que o trabalho com estratégia e planejamento é a única maneira de o produtor lidar com as baixas do ciclo”, disse Gabriel, durante a cerimônia de abertura, realizada no Tatersal Rubico Carvalho.
“O Brasil tem, hoje, o maior e melhor campo do mundo, e temos todas as condições para sermos cada vez melhores. Eventos como a ExpoGenética, com tecnologia de ponta e material genético de muita qualidade, mostram do que somos capazes, e fazem com que os nossos produtos cheguem a todos os cantos do mundo”, comemorou o Deputado Federal e Presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Pedro Lupion, que também participou da abertura.
A cerimônia também contou com a presença de outras autoridades, como a Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o Presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, o Presidente da Faemg, Antônio de Salvo, o Secretário Adjunto de Agricultura de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, o Secretário de Agronegócio de Uberaba, Agnaldo José da Silva, entre outros.
Além da extensa programação técnica, a feira também conta com uma agenda de leilões e shoppings, somando 23 remates ao longo da semana. Novidades sobre os programas de melhoramento genético da ABCZ também serão reveladas, com destaque para o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) e o Zebu: Carne de Qualidade.
Outras ações também merecem destaque, como o 6º Encontro ABCZ Mulher e o Mérito ExpoGenética. A feira conta com 710 animais inscritos, oriundos de 74 criatórios de todo o país, que ocupam 38 pavilhões no Parque Fernando Costa.
Convênio
A solenidade de abertura da 16ª ExpoGenética contou, ainda, com a assinatura de renovação do convênio do Brazilian Cattle, entre a ABCZ e a ApexBrasil. O projeto já soma 20 anos de contribuições para a promoção da pecuária brasileira no cenário internacional.
O documento foi assinado pelo Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e pelo Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. Além da continuidade do Brazilian Cattle, a renovação também tem o objetivo de ampliar os mercados e articular mais oportunidades comerciais para o Zebu Brasileiro. Para a nova etapa do projeto, quase três milhões de dólares serão alocados para o trabalho realizado em conjunto pelas duas entidades.